Alesp sedia evento de lançamento do livro 'Frota Descomplicada', voltado à mobilidade

Cerimônia reuniu profissionais da área e foi solicitada pelo deputado André Bueno (PL)
11/06/2025 16:47 | Transporte | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Alesp sedia lançamento de livro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347047.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. André Bueno (PL):  discussão de logística <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347048.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gleyson Viri: a gestão da frota impacta todos nós<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347049.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na noite desta segunda-feira (9), o evento de lançamento do livro "Frota Descomplicada", voltado à gestão de veículos. Escrita por 13 profissionais da área, a obra busca trazer conceitos da profissão de forma simples e direta. A cerimônia foi solicitada pelo deputado André Bueno (PL).

"A gestão de frotas é o cuidado estabelecido para que se tenha os melhores resultados possíveis, um melhor rendimento, melhor qualidade do produto, do ar e da natureza, além de uma entrega mais rápida. O caminhoneiro e as frotas são essenciais para garantir tempo, preço e qualidade", comentou o parlamentar.

"Essa é uma discussão de logística internacional e nacional que é extremamente necessária para o nosso estado suprir as necessidades que estamos tendo. Vamos debater mecanismos como, por exemplo, a expansão de postos de distribuição e de linhas frequentes", completou André Bueno.

Organizador do livro e do evento, Gleyson Viri trabalha como gestor de frota há 18 anos na área de produtos perigosos, percorre o Brasil dando palestras e consultorias. Ele explicou que faltava literatura na área e, por isso, decidiu reunir especialistas para escrever sobre assuntos do dia a dia da profissão.

Fizemos uma pesquisa com 75 empresas, geramos um documento e depois debatemos, em um simpósio, os principais temas da gestão de frota, os principais desafios e dificuldades", disse Gleyson Viri. Entre os temas abordados na obra estão multas e sinistros, tecnologia, compliance, locação de veículos, eletrificação da frota, sustentabilidade e inclusão de mulheres no mercado.

Mostrando a importância do assunto e da obra, o organizador citou que 65% do transporte de carga brasileiro é feito via rodoviária. Além disso, o país tem dezenas de milhares de mortes no trânsito todos os anos e tem um prejuízo econômico de R$ 50 bilhões em decorrência dos acidentes. A falta de renovação na função de motorista também é foco de preocupação: 37% dos motoristas autônomos se aposentarão até 2026.

"A gestão da frota impacta todos nós. Hoje, o gestor de frota desempenha um papel estratégico e afeta diretamente o nosso dia a dia. Quase todas as encomendas feitas pela internet são entregues via rodoviária. Então todos estamos envolvidos com mobilidade de um jeito ou de outro e a profissionalização do gestor de rotas é necessária", complementou Gleyson Viri, que ainda reivindica a criação do Dia do Frotista, celebrado em 19 de agosto. O Projeto de Lei 595/2025, apresentado pelo deputado André Bueno, já iniciou a tramitação na Casa.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento


alesp