Para estreitar laços, Alesp instala Grupo de Amizade entre São Paulo e Cuba

Coordenado pelo deputado Paulo Fiorilo (PT), presidente da Comissão de Relações Internacionais, colegiado é primeiro em funcionamento após aprovação de Resolução; coletivos com Azerbaijão, Rússia e Alemanha também foram aprovados
23/06/2025 18:00 | Relações Internacionais | Giullia Chiara - Fotos: Gabriel Eid

Compartilhar:

Grupo de Amizade São Paulo e Cuba <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347857.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cônsul-geral de Cuba Benigno Pérez Fernández<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347858.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coordenador do grupo deputado Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347859.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Grupo de Amizade São Paulo e Cuba <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347860.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo instalou, nesta segunda-feira (23), o Grupo de Amizade entre São Paulo e Cuba, coordenado pelo deputado Paulo Fiorilo (PT), presidente da Comissão de Relações Internacionais da Casa. A primeira reunião oficial após a aprovação da Resolução nº 945/2024 - que institui e regulamenta a iniciativa no parlamento estadual -, contou com a presença do cônsul-geral de Cuba em São Paulo, Benigno Pérez Fernández.

Entre as propostas do grupo estão a organização de missões à Cuba para estreitamento de laços, a criação de espaços de discussão, a promoção de visitas do cônsul para cidades do interior que tenham interesse e o debate sobre embargos e outros temas. O coletivo também planejou sessões de cineclube no Legislativo Paulista, com exibição de filmes que abordem a cultura e o desenvolvimento econômico de Cuba.

"Isso é muito importante para o estreitamento das relações entre cubanos e paulistas. Esse grupo faz todo sentido no quesito cultural, acadêmico e econômico. Estamos trabalhando para que o turismo do Brasil à Cuba cresça. Esse passo é muito importante para a união dos povos" destacou Benigno.

Intercâmbio cultural

"Muita gente não conhece Cuba e a gente vai possibilitar esse debate, mas também possibilitar relações econômicas com o estado. O cônsul trouxe a informação de que nós teremos a vinda do balé cubano. Existe também a possibilidade de termos um restaurante cubano em São Paulo. Essas são ações que vão fazer com que as pessoas se envolvam nesse universo", disse Paulo Fiorilo.

Além de Cuba, já foram aprovados Grupos de Amizade com Azerbaijão, Rússia e Alemanha. "A resolução que aprovou a construção de grupos de amizade possibilitou que a gente tenha, além da Comissão de Relações Internacionais, grupos de amizade com outros países. A ideia é que a gente consulte todos os consulados instalados em São Paulo para saber quais possuem interesse", completou o parlamentar.

Os Grupos de Amizade podem ser solicitados por qualquer deputado, desde que sejam aprovados pelos membros da Comissão de Relações Internacionais da Alesp.

Também estiveram presentes na reunião os parlamentares Ricardo Madalena (PL), Maurici, Luiz Fernando Ferreira, Beth Sahão, Simão Pedro, Eduardo Suplicy e Luiz Claudio Marcolino, todos do PT.

Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento


alesp