Deputada pretende tornar Rifaina "Capital do Mergulho em Água Doce"

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
20/06/2025 19:10 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Delegada Graciela

Compartilhar:

Rifaina conta com 9 pontos de mergulho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347879.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada e vereador da cidade de Rifaina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347880.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma das principais rotas de Turismo na região de Franca, o município de Rifaina, conhecido pela concorrida praia artificial, poderá ser declarado como a "Capital do Mergulho em Água Doce" no Estado de São Paulo.

Projeto de Lei 617/2025, de autoria da deputada estadual Delegada Graciela (PL), prevendo a concessão do título a Rifaina, foi publicado no Diário Oficial do Poder Legislativo na edição desta quarta-feira, 18. A solicitação foi encaminhada à deputada Graciela pelo vereador Ernani Baraldi (PL-Rifaina).

A cidade está se consolidando como um dos principais locais de mergulho em água doce no País por conta das facilidades e maravilhas que podem ser observadas em suas águas.

Rifaina está situada às margens do Rio Grande, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. Com a formação da Represa de Jaguara, passou por um processo de transformação após 1971, quando a finalização da obra da Usina Hidrelétrica de Jaguara represou o Rio Grande e uma vasta zona de várzea foi submersa, incluindo casas, olarias, pontes, fazendas, a Estação de Rifaina e outros marcos da antiga cidade, mudando completamente a paisagem e a economia local.

"A topografia da região, composta por grandes cânions e penhascos onde antes era o leito do Rio Grande, somada à limpidez das águas e à profundidade do reservatório, faz da Represa de Jaguara um dos principais locais de mergulho de expedição em água doce no Brasil", justifica a deputada Graciela.

A antiga cidade submersa guarda resquícios históricos e estruturais que hoje servem como referências para expedições de mergulho, criando uma narrativa única, que une memória, ciência e aventura. "Os mergulhadores encontram muito mais que um ponto de lazer, há biodiversidade aquática, além de paisagens espetaculares, uma verdadeira galeria natural com formações rochosas e histórias", completa a deputada.

Segundo o guia "Roteiros de Mergulho", Rifaina conta com 9 pontos de mergulho, sendo o destino com mais pontos de mergulho em água doce de São Paulo. Há registro de 59 escolas de mergulho em atividade no município.

"A prática de mergulho é uma atividade de alto valor agregado, com baixo impacto ambiental e forte conexão com temas como conservação, educação ambiental e desenvolvimento sustentável. Está consolidada como uma importante atividade turística local, contribuindo para a movimentação da economia, especialmente em períodos de baixa temporada", finalizou a deputada Delegada Graciela.


alesp