Papel social do futebol de várzea é valorizado em ato solene na Alesp

Para celebrar o Dia do Futebol de Várzea no estado, figuras relevantes do esporte foram homenageadas em evento proposto pelo deputado Altair Moraes (Republicanos)
24/06/2025 17:39 | Esporte | Gustavo Oreb - Foto: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Alesp sedia homenagem ao Dia do Futebol de Várzea<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347946.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alesp sedia homenagem ao Dia do Futebol de Várzea<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347947.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Altair Moraes - proponente do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347948.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Karolina - papel social da várzea<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347949.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Renato de Souza Costa - inclusão no esporte<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347950.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fábio Mauricio de Campos - raízes da várzea<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347951.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Soares de Miranda - várzea é berço do futebol<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347952.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na noite desta segunda-feira (23), um ato solene em homenagem ao Dia do Futebol de Várzea. Estabelecida pela Lei 17.464/2021, a data serviu como motivação para abrir as portas do Parlamento a figuras importantes da várzea paulistana, que receberam homenagens e tiveram espaço para contar suas histórias durante o evento.

Proponente da ocasião, o deputado Altair Moraes (Republicanos) destacou o papel fundamental que a modalidade exerce na sociedade paulista. "Muitas vezes, sinto que o futebol de várzea deveria ser muito mais valorizado, e aqui, no Parlamento, temos a oportunidade de reforçar isso. A várzea é o palco da vontade do povo de viver o futebol, e isso não pode acabar, deve sempre ser incentivado", afirmou.

"Esse esporte é um caminho essencial para formar uma sociedade menos desigual. O futebol tem um grande poder de educar, socializar jovens e dar oportunidade aos que mais precisam. Portanto, é nosso dever trazer esses temas com recorrência e formular políticas públicas para fomentar essa prática que é parte integral da nossa cultura", acrescentou o parlamentar.

Ascensão social

Exemplo vivo do poder transformador do futebol de várzea é Ana Karolina da Silva Souza, idealizadora do projeto Copa Amai, que promove a inclusão do futebol feminino na várzea. Em sua participação no evento, a ativista contou sua história de vida e os motivos que, para ela, tornam o esporte uma causa pela qual vale a pena se dedicar. "Nossa ONG já trabalha há 41 anos. O futebol me salvou, e acredito que salvou muita gente do meu bairro, Grajaú. Foi o esporte que me ensinou disciplina, respeito e amizade. Mas, ao mesmo tempo, me ensinou a superar dificuldades. Ganhei muitos amigos ao mesmo tempo que perdia outros", disse.

"Hoje, temos apoio e parceria de várias entidades, que nos ajudam a ter material de treino, uniformes, manutenção, entre outros elementos essenciais. Graças a isso, conseguimos trazer cada vez mais mulheres interessadas em praticar o futebol de várzea, com o sonho de ingressar no profissional, que é um desafio ainda maior", completou Ana Karolina.

Seguindo a mesma visão, o ex-jogador profissional e fundador do Instituto Desafiando Gigantes, Renato de Souza Costa, disse ter como missão em sua instituição promover a inclusão por meio do esporte nas comunidades periféricas.

"Para mim, falar do futebol de várzea é falar de comunidades carentes e sonhos, e minha carreira é exemplo disso. O meu sacrifício foi diário, desde criança. Para conseguir treinar, eu e meu irmão entrávamos escondidos no trem, porque não havia dinheiro para pagar a passagem. Hoje, com o meu instituto e com apoio da legislação, podemos transformar essa realidade, e realizar muitos mais sonhos de jovens que precisam, como eu precisava", projetou.

Paixão nacional

Outra figura emblemática presente na Alesp foi o fundador do canal de comunicação Várzea TV, Fábio Maurício de Campos. De acordo com ele, transmitir a paixão pelo esporte à beira do campo é uma forma de atrair mais público e mudar vidas.

"Um jogador de várzea no campo é um moleque a menos nas drogas e na criminalidade. Por isso, pessoalmente, eu prefiro que os times não contratem grandes nomes, para dar oportunidade a garotos e garotas da comunidade que precisam", apontou Campos.

Em seguida, o presidente da Federação Paulista de Futebol Varzeano, José Soares de Miranda, destacou que os campos da modalidade são o berço do esporte no Brasil, que, segundo ele, ainda é e sempre será o país do futebol. "O futebol varzeano é uma nação, é gigante, é alma, é popular. Pulsa nos bairros, nos estádios e nas comunidades. A várzea é emoção, com coração e alma. Nossa modalidade é a origem de tudo, é o ponto de partida do futebol brasileiro, que, neste exato momento, nos enche de orgulho na Copa do Mundo de Clubes da FIFA, batendo de frente com equipes bilionárias da Europa, com raça e garra. Nada disso seria possível sem o pontapé inicial da várzea", concluiu o homenageado.

Assista ao ato solene, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens do ato solene


alesp