Deputada pede ao governador a implantação de Centros TEA em Franca e Ribeirão Preto

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
24/06/2025 18:44 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Delegada Graciela

Compartilhar:

Da Assessoria da Deputada Graciela<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347981.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada estadual Delegada Graciela (PL) solicitou ao governador Tarcísio de Freitas que adote as providências cabíveis visando a implantação de unidade do Centro TEA Paulista em Franca e também em Ribeirão Preto.

O Centro é voltado exclusivamente para atendimento, orientação e apoio a pessoas com Transtorno do Espectro Autista, seus familiares e cuidadores. "O Centro é uma referência em serviços e apoio especializado para pessoas com autismo. Representa um marco no fortalecimento das políticas públicas inclusivas, com foco no acolhimento humanizado, na escuta ativa e na oferta de serviços de forma integrada e acessível", explica a deputada Delegada Graciela.

Lançado recentemente pelo governo do Estado, o Centro TEA Paulista, que será gerido em parceria com a Rede Teia Agir, oferecerá acolhimento direto a pessoas autistas e seus familiares, integrando serviços
presenciais e virtuais, sem a necessidade de encaminhamento a partir de outro serviço. "A abertura de um Centro TEA em Franca é essencial para acolher os pacientes de toda a região, pois a procura pelo serviço não para de crescer", justifica a deputada.

Levantamento do IBGE identificou mais de 300 mil pessoas com autismo no Estado de São Paulo. A Apae de Franca atende a cerca de 160 autistas nas áreas de saúde e educação.

O espaço não é mais suficiente por causa da elevada demanda. "Enviei R$ 1,9 milhão para a Apae dobrar a capacidade de atendimento na ala de autistas. O respeito começa pela inclusão. Que possamos ampliar nossos esforços por um mundo mais acolhedor e inclusivo", finalizou a deputada Delegada Graciela.


alesp