Comissão de Relações Internacionais alinha parcerias bilaterais com cônsul-geral da Itália

O diplomata Domenico Fornara destacou a intenção de promover atividades econômicas e culturais, como difusão do idioma italiano e ampliação de parcerias comerciais
25/06/2025 16:15 | Nações amigas | Daiana Rodrigues - Foto: Larissa Navarro

Compartilhar:

Cônsul-geral da Itália - Sr. Domenico Fornara<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg348044.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Relações Internacionais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg348042.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Comissão - dep. Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg348043.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares e cônsul-geral italiano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg348024.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta quarta-feira (25), o cônsul-geral da Itália Domenico Fornara para discutir ações de fortalecimento na cooperação entre Brasil e Itália.

No encontro, o cônsul-geral destacou a importância da comunidade ítalo-brasileira em São Paulo, considerada a maior fora do país. Cerca de 28% da população do Estado é descendente de italianos.

Além disso, a Itália é uma das principais parceiras comerciais do Brasil, sendo responsável pela geração de empregos no Estado e pelo aquecimento da economia. "Por isso, é necessário reforçar as relações bilaterais, por meio do desenvolvimento de atividades econômicas e culturais", destacou Fornara.

Durante a reunião, o presidente do colegiado, deputado Paulo Fiorilo (PT), destacou a intenção de organizar uma missão diplomática para a Itália. "Pretendemos visitar o Parlamento italiano e as regiões que contribuíram para o desenvolvimento do Brasil", disse.

Economia

Fornara acredita que a Itália e o Brasil, especialmente o Estado de São Paulo, possuem economias bem compatíveis. Nesse sentido, uma das ações apontadas por ele é o diálogo com autoridades, empresários e instituições locais, a fim de buscar mais oportunidades econômicas e comerciais. "Estamos em São Paulo: cidade mais inovadora e desenvolvida da América Latina e do hemisfério sul", lembrou.

O cônsul-geral também destacou a intenção de investir em ações voltadas ao setor de inovação, como criação e fortalecimento de polos tecnológicos de pesquisa, por meio do intercâmbio entre as universidades dos dois países.

Cultura

Já em relação ao fortalecimento do aspecto cultural, Fornara acredita que estímulos desse âmbito reforçam o vínculo histórico e os laços entre as nações amigas, abrindo caminhos para novos projetos conjuntos.

A partir disso, o cônsul-geral defende a promoção de cursos de língua italiana nas escolas, centros de educação e prefeituras do Estado. "Isso ajuda os descendentes a se reconectarem com o idioma, além de colaborar para disseminar a língua entre os jovens paulistas", pontuou.

Nesse contexto, o presidente da Comissão, deputado Paulo Fiorilo, sugeriu "a realização de parcerias entre o consulado italiano e universidades brasileiras para produzir cursos de educação a distância (EaD)."

Uma das intenções destacadas é a difusão de concertos de música italiana pelo interior paulista. "A ideia é percorrer o trajeto feito pelos imigrantes italianos quando chegaram no Estado há 150 anos", disse Fornara.

Outra importante iniciativa é a organização de uma semana da culinária italiana em São Paulo. "A ideia é reunir chefs de cozinha de diferentes regiões da Itália", explicou o cônsul-geral.

Outros temas

Ao longo do encontro, os parlamentares também questionaram e esclareceram diversos assuntos, como as recentes mudanças nos processos de naturalização da cidadania italiana.

Na reunião da Comissão, também estiveram presentes os parlamentares Mauro Bragato (PSDB), Danilo Campetti (Republicanos), Gil Diniz (PL), Guilherme Cortez (Psol), Maria Lúcia Amary (PSDB), André Bueno (PL), Alex Madureira (PL), Marcelo Aguiar (Podemos), Luiz Claudio Marcolino (PT), Lucas Bove (PL).

Assista à reunião da Comissão, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens da Sessão

alesp