Terceiro setor na América Latina ganha espaço em evento que celebra Dia do Imigrante

Convenção reúne representantes de diversos países para o compartilhamento de experiências bem-sucedidas; iniciativa é do parlamentar André Bueno (PL)
26/06/2025 15:49 | Mercosul | Giullia Chiara - Foto: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Dia do Imigrante: terceiro setor na América Latina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg348139.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. André Bueno (PL)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg348140.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dia do Imigrante: terceiro setor na América Latin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg348141.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta quarta-feira (25), uma convenção em homenagem ao Dia do Imigrante. Promovido pelo deputado André Bueno (PL) em parceria com a Conlatam (Confederação das Instituições Latino-americanas e Caribenhas), o evento reuniu representantes do terceiro setor de diversos países para o compartilhamento de experiências bem-sucedidas.

"Embora cada país tenha a sua cultura, muitas coisas se somam e a gente entende que o problema de um é o problema do outro e a solução também. Quando a gente começa a pensar juntos e trocar essas experiências, nós alcançamos imediatamente caminhos e soluções que já foram trilhados, diminuindo assim o tempo da resolução", apontou André Bueno.

Apesar da não relação com instituições governamentais, o parlamentar destacou que trazer a sociedade civil para a Casa Legislativa é um meio de fomentar avanços para o setor. "A Alesp consegue criar parcerias e abrir canais de compromisso para que essas associações tenham, no estado de São Paulo, um ambiente mais agradável para oportunidades e para o desenvolvimento", mencionou.

Culturas próximas

"A importância de trabalharmos isso em nível de América Latina é justamente a proximidade cultural e as possibilidades econômicas, como riquezas naturais, por exemplo. No Brasil, muitos de nós não entendemos como o Mercosul funciona. Então queremos trazer à luz essas possibilidades, atuando principalmente com o terceiro setor, que são aqueles que estão próximos do povo e que se organizaram para produzir prosperidade", disse o presidente da Conlatam, Daniel Rodrigues.

Por sua vez, uma das organizadoras do evento e especialista em projetos voltados para o terceiro setor, Graça Paulino, reforçou a necessidade de levar eventos como esse para espaços públicos: "A proposta é gerar e criar representatividade do terceiro setor nas assembleias e, nada mais pertinente que abrir o congresso no principal estado do Brasil e um dos principais da América Latina, que é o estado de São Paulo. A Alesp é uma referência em instituições e São Paulo inspira toda uma tendência em políticas públicas".

Assista ao evento na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento


alesp