Educadores defendem inclusão de mudanças climáticas no currículo escolar nacional
26/06/2025 15:26 | Educação | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo



A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na noite desta quarta-feira (25), um seminário para debater a inclusão da temática das mudanças climáticas no novo Plano Nacional de Educação (PNE), atualmente em análise no Congresso Nacional. Promovido pelo deputado Guilherme Cortez (Psol), o evento reuniu educadores, especialistas e lideranças do Comitê Paulista da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
Durante o encontro, Cortez destacou um projeto de sua autoria, aprovado pela Alesp, que estabelece a inclusão transversal da educação sobre mudanças climáticas nas escolas estaduais paulistas. Contudo, a proposta foi posteriormente vetada. "Esse seminário reforça o movimento em São Paulo para aprofundarmos as discussões sobre mudanças climáticas e fortalecer a agenda ambiental nas escolas, garantindo aos alunos conhecimentos essenciais para lidar com os desafios ambientais futuros e evitar consequências drásticas", explicou o deputado.
Coordenadora do Comitê Paulista da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Sara Santana enfatizou que a mobilização busca garantir que o novo PNE trate explicitamente da questão ambiental. "Nos últimos anos, assistimos a eventos extremos, como as recentes enchentes no Rio Grande do Sul e outros desastres climáticos pelo país. Por isso, queremos que o novo PNE inclua claramente essa temática como meta obrigatória no currículo escolar", defendeu.
Para o professor da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo) e coordenador honorário da Campanha, Daniel Cara, a educação ambiental deve ser encarada como uma questão urgente e prioritária. "É fundamental incluir esse tema no PNE com a seriedade que o momento exige", afirmou.
Mariana Tambelini Faustino, professora de Biologia da Universidade Federal do ABC (UFABC), destacou a importância da continuidade das ações educativas ambientais nas escolas. "Hoje, as práticas são pontuais e não possuem a continuidade necessária para formar uma consciência crítica efetiva nos estudantes. A educação ambiental precisa partir do contexto local para gerar transformações reais e duradouras", concluiu.
Luana Pommé, mestre em Educação pela USP, também participou do encontro e reforçou que vivemos um dos maiores desafios da história da humanidade: o ecocídio. Ela apontou o uso inadequado do solo, o desmatamento irresponsável e as emissões de gases do efeito estufa como exemplos de ações humanas que agravam as mudanças climáticas.
Assista ao seminário, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:
Notícias relacionadas
- ILP leva experiência paulista em educação cidadã a fórum no Uruguai
- Lei determina presença de acompanhantes especializados para alunos autistas na rede de ensino em SP
- AO VIVO: Comissão de Educação e Cultura realiza encontro para votar proposituras
- Comissão de Educação e Cultura dá aval a projeto de lei que altera composição de conselho estadual
- AO VIVO: Comissão de Educação e Cultura realiza encontro para debater e votar proposituras
- Comissão aprova projeto que institui aulas de defesa pessoal para alunas
- Medida aprovada em comissão propõe nova disciplina na rede pública de ensino
- Plano Estadual de Educação é centro das atenções na Alesp
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações