Frente Parlamentar traz setor empresarial para discutir metas de ESG

Promovida pelo deputado Alex Madureira (PL), reunião técnica traçou objetivos do colegiado em fomentar boas práticas no setor privado
26/06/2025 19:20 | Governança | Gabriel Eid - Fotos: Gabriel Eid

Compartilhar:

Presença do empresariado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg348206.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Alex Madureira (PL)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg348207.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alex Salvaia, CEO do 2i2Institute<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg348224.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião aconteceu no Plenário José Bonifácio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg348225.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na tarde desta quarta-feira (25), reunião técnica da Frente Parlamentar ESG do Estado de São Paulo. O evento foi proposto pelo deputado Alex Madureira (PL), coordenador da Frente, e contou com a presença de industriais do setor mineral e petroquímico.

Governança ambiental, social e corporativa é a definição da sigla ESG, utilizada para denominar o conjunto de boas práticas do setor privado. Durante o evento foi ressaltada a oportunidade de, junto com empresários, formular um Projeto de Lei antes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). A COP será realizada em Belém do Pará no mês de novembro.

O deputado Alex Madureira defendeu a adoção de medidas, pelo Poder Público, para diferenciar as empresas que tem ações responsáveis perante a sociedade.

"Infelizmente a gente tem que trabalhar oferecendo algum benefício para que as pessoas entendam a importância das coisas. Mas o nosso sonho, no mundo ideal, é que as pessoas fizessem pensando nas consequências que podem acontecer no futuro", pontuou o parlamentar.

Regulamentação

O CEO do 2i2Institute, organização voltada para a difusão da cultura ESG no setor privado, Alex Salvaia defendeu que é fundamental que o Estado atue para garantir equilíbrio na competitividade. Salvaia foi designado para a função de secretário-geral da Frente Parlamentar.

"Se não envolver o Poder Público para ter esse tipo de mudança na regulamentação e na forma como cada um vai ter a sua atuação, as mudanças nunca vão ser efetivas", afirmou.

Empresariado

Alex Salvaia também defendeu o protagonismo do empresariado na formulação de metas de ESG, que precisa ser realizada de uma forma realista, segundo ele. "O tema do ESG é muito amplo, então nós temos que fazer um recorte daquilo que seja prioridade e nada melhor do que aqueles que representam os setores para dizer o que é prioritário", afirmou.

Assista à reunião na transmissão realizada pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento

alesp