Audiência pede justiça pela morte do estudante Marco Aurélio e discute violência policial no estado
01/07/2025 17:20 | Denúncia | Da Redação - Foto: Rodrigo Costa







A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na noite desta segunda-feira (30), uma audiência pública para debater a impunidade sobre casos de violência policial - em especial, do estudante de medicina Marco Aurélio, assassinado ano passado por policiais militares na Capital. A sessão foi organizada pelo deputado Paulo Fiorilo (PT). Também estiveram presentes na ocasião os parlamentares Eduardo Suplicy (PT) e Monica Seixas (Psol).
Os três parlamentares criticaram a política de Segurança Pública do atual governo. "Nós precisamos mudar a lógica da segurança para evitar mortes como a do estudante Marco Aurélio. Apresentamos um projeto de lei que está tramitando, que institui procedimentos, planejamento e transparência para a Secretaria de Segurança Pública, no sentido de fornecer protocolo e dados sobre as ações da pasta", explicou Fiorilo, ao lado dos pais do estudante assassinado.
Marco Aurélio
O estudante de medicina Marco Aurélio Cardenas Acosta, de 22 anos, foi assassinado no dia 20 de novembro do ano passado, na escadaria do hotel onde estava hospedado, na zona sul da cidade de São Paulo. A câmera de segurança do local registrou a ação dos policiais militares. Dois deles foram afastados das funções.
A audiência na Assembleia deu voz aos pais do jovem, os médicos Júlio Navarro Cardenas e Silvia Prado, que já estiveram na ONU (Organização das Nações Unidas) para contar a história do filho. Com o apoio dos deputados presentes, o casal criticou a forma com que a polícia atua em São Paulo e pediu o fim da impunidade.
Defensoria
A advogada Andrea Barreto, defensora pública do Estado de São Paulo, também compareceu ao debate. Ela faz parte do núcleo de Cidadania e Direitos Humanos e do Rede Apoio, que presta atendimento às famílias de vítimas da letalidade causada pelas forças de segurança. "A maioria dos casos não passa da fase do inquérito e é arquivada. Ou porque só tem a versão do policial, ou porque as pessoas têm medo de testemunhar. Os agentes alegam legítima defesa e você não tem o outro lado", argumentou a defensora.
Com o Rede Apoio, a Defensoria pretende mudar essa realidade. "Nosso trabalho incide no caso desde o inquérito para que a investigação prossiga da melhor forma e o Ministério Público possa ter elementos para oferecer ou não a denúncia", explicou Andrea sobre o programa, que também oferece assistência psicológica aos familiares de vítimas de morte por intervenção policial.
Durante a participação na Audiência Pública, o deputado Eduardo Suplicy (PT) destacou alguns dados sobre a violência no Estado. "A morte de Marco Aurélio não é uma tragédia isolada. São Paulo lidera o Ranking de mortes por intervenção policial. Em 2024, 77 crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos foram mortas por policiais no Estado. É mais que o dobro de casos de 2022, quando foram registradas 35 vítimas", constatou o parlamentar.
Assista à audiência pública, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:
Confira a galeria de imagens da audiência
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações