Deputado reforça laços com Taiwan e condena pressões autoritárias da China

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
17/07/2025 11:28 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Gil Diniz

Compartilhar:

Dep. Gil Diniz e ministro de Taiwan Lin Chia-Lung<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2025/fg349419.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Gil Diniz (PL-SP) se reuniu nesta semana com o Ministro de Relações Exteriores de Taiwan, Lin Chia-Lung, durante visita oficial da comitiva taiwanesa a São Paulo. Também participaram do encontro o Diretor-Geral do Departamento de Assuntos da América Latina e Caribe, Lino Cheng, e mais de 30 empresários representantes de grandes companhias de Taiwan.

A comitiva retornava das celebrações dos 68 anos de relações diplomáticas entre Taiwan e Paraguai. Na reunião, foram discutidos temas como a situação geopolítica no Estreito de Taiwan, as ameaças militares da China, o cenário político brasileiro e a tarifa de 50% anunciada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. Segundo Gil Diniz, a medida seria uma resposta às ações do ministro Alexandre de Moraes contra Jair Bolsonaro, à censura imposta pelo STF e aos rumos tomados pelo governo Lula.

Durante a conversa, o chanceler taiwanês demonstrou estar bem informado sobre o cenário brasileiro, o que, segundo o parlamentar, reforça a relevância do trabalho internacional de denúncia promovido pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro.

Presidente da Frente Parlamentar São Paulo-Taiwan, Gil Diniz reafirmou seu compromisso com o fortalecimento das relações comerciais, diplomáticas e institucionais entre o estado de São Paulo e Taiwan, que classificou como um exemplo de democracia, desenvolvimento e resistência diante das pressões do governo chinês.

Mesmo diante das pressões do Consulado da China em São Paulo, que enviou comunicados oficiais à Alesp criticando a criação da Frente Parlamentar São Paulo-Taiwan, Gil Diniz reafirmou sua posição. Para ele, a tentativa de intimidação por parte de um regime autoritário não afeta seu compromisso com a liberdade e a cooperação entre povos democráticos.

Ao final do encontro, o ministro Lin Chia-Lung agradeceu o apoio do parlamentar e convidou o governador Tarcísio de Freitas e o deputado Eduardo Bolsonaro para visitarem oficialmente Taiwan. O convite foi recebido com entusiasmo e será transmitido aos dois.

O deputado também registrou agradecimentos à cônsul Angeles Chu, à diretora Isabel Hsu e à equipe do Escritório Econômico e Cultural de Taipei em São Paulo pela organização da agenda.

Por fim, o parlamentar afirmou que acredita na retomada da aproximação entre o Brasil e democracias consolidadas como Taiwan e Estados Unidos após as eleições de 2026.



alesp