Novos parlamentares e Mesa Diretora: Alesp reforçou atuação por democracia e representatividade
23/07/2025 14:24 | 1º Semestre 2025 | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo, Rodrigo Costa, Bruna Sampaio e Marco A. Cardelino






O primeiro semestre do ano de 2025 foi particularmente especial para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Isso porque, nesse período, a Casa celebrou 190 anos de sua fundação. Instituído oficialmente em 2 de fevereiro de 1835, o Parlamento já mudou de sede várias vezes, mas, desde a primeira - Pateo do Collegio - até a atual - Palácio 9 de Julho -, a defesa da democracia e o compromisso com o progresso do estado sempre marcaram o trabalho dos parlamentares.
Esses princípios que, juntos, construíram a identidade do Legislativo Paulista, foram celebrados em um ato solene no Memorial da América Latina, que reuniu autoridades responsáveis pelas mais diversas esferas do Poder Público de São Paulo. Na ocasião, todos os presentes fizeram questão de enaltecer o trabalho da Alesp e sua representatividade para a população.
O governador Tarcísio de Freitas, por exemplo, destacou a representatividade popular e a promoção de justiça social como marcas institucionais que fazem da Alesp uma Casa legislativa de excelência. "É uma grande responsabilidade representar um estado que, se fosse um país, seria o terceiro maior PIB [Produto Interno Bruto] da América Latina", comparou o chefe do Executivo. "Temos uma Assembleia que lida bem com a divergência e consegue construir consenso e levantar debates de alto nível", completou.
Já o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, lembrou a sua trajetória na Casa e o papel estratégico do Parlamento para definir os rumos do Brasil. "Eu tive o privilégio de ser deputado estadual junto com o governador Mário Covas. Em conjunto com o Governo, a Assembleia desenvolveu e aprovou grandes avanços para o estado. O seu legado permanece até hoje. Esperamos que continuem vindo bons quadros daqui pra frente para que São Paulo continue sendo a locomotiva do Brasil", disse Kassab.
Presidente da Alesp, o deputado André do Prado destacou, naquela oportunidade, a necessidade de alinhar o legado histórico com as novas demandas da sociedade. "Mais do que nunca, precisamos enfrentar uma realidade dinâmica em que a inovação, a sustentabilidade e a justiça social devem orientar nossas ações", frisou o parlamentar.
Continuidade
Pouco tempo depois do aniversário da Casa de Leis, um dos momentos mais importantes da Assembleia tomou a atenção dos parlamentares: a eleição da Mesa Diretora. No último mês de março, André do Prado foi reeleito presidente do maior Parlamento estadual da América Latina para o biênio 2025-2027. O deputado foi escolhido por 88 votos contra 4 recebidos pela deputada Paula da Bancada Feminista (Psol).
Com a função de organizar os trabalhos legislativos e administrativos da Casa, a nova Mesa Diretora da Alesp conta, ainda, com o deputado Maurici (PT), eleito 1º secretário, e com o deputado Barros Munhoz (PSDB), escolhido 2º secretário.
Em seu discurso de reeleição, André do Prado destacou os diversos avanços que a Assembleia Legislativa conquistou ao longo dos últimos dois anos, como a modernização da estrutura do Palácio 9 de Julho e o lançamento de uma premiada cartilha comportamental de conscientização sobre práticas corretas no ambiente de trabalho.
O presidente também garantiu que o Parlamento seguirá atuando com transparência, independência e compromisso com os interesses da sociedade paulista. "Nos últimos anos, trabalhamos incansavelmente para que esta Casa exercesse seu papel com protagonismo. Conduzimos votações fundamentais e promovemos debates que impactaram diretamente a vida dos paulistas, fortalecendo o papel do Legislativo no Estado", pontuou André do Prado.
Presença feminina
Característica marcante da atual Legislatura, a representatividade feminina também foi fortalecida no último semestre. Com as recentes posses das deputadas suplentes Professora Camila Godoi (PSB) e Dra. Damaris Moura (PSDB), o total de mulheres eleitas da 20ª Legislatura (2023-2027) subiu para 27, o maior número da história da Alesp. Agora, o Plenário Juscelino Kubitschek tem 28% de seu total composto por mulheres.
Além disso, três outros deputados assumiram, no início do ano, as vagas deixadas pelos parlamentares que venceram as eleições para prefeito em outubro de 2024. Em uma Sessão Especial, os deputados Edson Giriboni (União), Fábio Faria de Sá (Podemos) e Marcelo Aguiar (Podemos) foram empossados.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações