Frente Parlamentar contra crimes digitais promove segunda audiência pública nesta quarta-feira, 30/7

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
30/07/2025 15:38 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Rafa Zimbaldi

Compartilhar:

Deputado Rafa Zimbaldi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2025/fg350180.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Coordenada pelo deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP), colegiado estará, desta vez, em Iracemápolis-SP, para propor ações de prevenção à violência virtual em plataformas como Discord e TikTok; encontro acontece às 18h30, na Câmara Municipal

A Frente Parlamentar de Combate à Violência em Ambiente Digital contra Crianças e Adolescentes promove nesta quarta-feira (30/7), às 18h30, na Câmara Municipal de Iracemápolis-SP (Praça da Matriz, 104 - Centro), a segunda audiência descentralizada pelo interior de São Paulo. Coordenada pelo deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP), o colegiado instituído recentemente na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) tem a missão de propor ações de prevenção a crimes virtuais em plataformas como Discord e TikTok. A partir de agosto, as discussões ocorrerão também nas regiões de Jaú, Bragantina Paulista, Centro-Oeste, Circuito das Águas, e Região Metropolitana de Campinas.

São esperadas no evento de logo mais, em Iracemápolis, autoridades locais, como prefeitos e vereadores, além de representantes da sociedade civil organizada.

O primeiro encontro regional da Frente Parlamentar ocorreu no último dia 16, na Câmara Municipal de Araraquara-SP. O objetivo do grupo é atuar em parceria com mandatários, entidades e profissionais do Direito, da Educação, da Psicologia, da Saúde, da Assistência Social e da Criminologia na prevenção e na identificação de crimes virtuais.

Paralelamente às audiências públicas, o colegiado instituído oficialmente em 10/6, na Alesp, já trabalha na elaboração de um relatório sobre crimes cibernéticos no estado de São Paulo contra o público em idade escolar. O conteúdo, assim que finalizado, será entregue ao governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). O compilado também vai reunir medidas que devem ser adotadas pelo governo bandeirante no combate ao bullying e a delitos digitais cometidos em unidades de ensino da rede estadual.

No entendimento de Rafa, as Prefeituras paulistas são fundamentais na discussão quanto à violência cibernética, por estarem mais próximas das famílias, das escolas e das redes de proteção local, o que justifica a realização dos eventos descentralizados pelo estado:

"Elaboramos cinco passos fundamentais para a implementação de políticas públicas municipais voltadas ao combate da violência digital. Essa estratégia é passada durante os encontros regionais. A popularização de plataformas, de aplicativos de mensagens e de servidores, como o Discord, ampliou os riscos, tornando mais urgente a atuação de diferentes setores da sociedade no enfrentamento de crimes digitais", destaca o deputado do Cidadania.


Agendas

A partir de agosto, a Frente Parlamentar de Combate à Violência em Ambiente Digital contra Crianças e Adolescentes fará audiências nas regiões de Jaú, Bragantina, região Central do Estado, Circuito das Águas, e Região Metropolitana de Campinas.

Os trabalhos do grupo também serão apresentados em 8/8 (sexta-feira), durante painel do 8° Conexidades. Tradicional na promoção do diálogo entre os setores público e privado, e no debate, no fomento e no desenvolvimento dos municípios, o evento será realizado no Centro de Eventos Expoflora, em Holambra-SP, de 4/8 a 8/8.


alesp