Hospital Estadual de Franca poderá receber o nome de Dom Diógenes por indicação de deputada

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
07/08/2025 16:16 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Delegada Graciela

Compartilhar:

Bispo Dom Diógenes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350548.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O saudoso Bispo Emérito da Diocese de Franca, Dom Diógenes Silva Matthes, poderá dar nome ao hospital que está sendo construído pelo governo do Estado em Franca. As obras estão em ase final de acabamento.

A homenagem foi proposta pela deputada estadual Delegada Graciela, que a apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa propondo o nome de Dom Diógenes para o hospital estadual.

O projeto será votado quando as obras estiveram concluídas, o que deverá ocorrer entre novembro e dezembro.

Dom Diógenes foi nomeado primeiro Bispo da Diocese de Franca em março de 1971 e governou a Diocese por mais de trinta anos. "Durante esse longo período, Dom Diógenes fez um governo profícuo e santo. Empenhou-se na constituição de um presbitério bom e zeloso. Era uma pessoa muito querida, que dedicava atenção especial às pessoas que mais precisavam. É uma honra poder sugerir seu nome para um hospital que irá salvar muitas vidas", afirmou a deputada Delegada Graciela, que é de Franca.

A parlamentar ressalta que Dom Diógenes sempre manifestava sua alegria em ter nascido no dia de Nossa Senhora Aparecida e registrado no dia 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição, a padroeira de Franca.

HISTÓRIA

O bispo foi responsável pela ordenação da maioria dos padres da Diocese (ele contabilizava mais de 70) e pela criação da maior parte das paróquias.

O milagre de canonização de Santa Gianna Beretta Mola aconteceu em Franca, com a participação de Dom Diógenes.

Também participou no processo de beatificação da fundadora do Instituto Jesus Maria José, Madre Rita Amada de Jesus.

Dom Diógenes Silva Matthes morreu, aos 85 anos, no dia 20 de novembro de 2016, vítima de enfarto.

No ano que vem, quando o hospital deverá ser inaugurado, vão completar dez anos de seu falecimento.


HOMENAGEM

O hospital estadual de Franca será referência em cardiologia, neurologia, psiquiatria e traumato-ortopedia a cerca de 750 mil pessoas residentes na área de abrangência da DRS VIII. Serão oferecidos 225 novos leitos de internação.

"O hospital reduzirá o problema da falta de vagas para internação e garantirá atendimento médico adequado aos pacientes", finalizou a deputada Delegada Graciela.


alesp