Saúde e Infraestrutura marcam principais demandas da primeira audiência do Orçamento de 2026

No município de Rosana, sudoeste do estado, vereadores e munícipes explicaram as principais necessidades da região para os parlamentares da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp
07/08/2025 20:13 | Orçamento 2026 | Gustavo Oreb - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Rosana - primeira audiência do Orçamento 2026<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350599.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Gilmaci Santos - presidente da CFOP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350600.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Luiz Claudio Marcolino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350601.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Enio Tatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350602.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> População de Rosana comparece na audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350580.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na primeira audiência pública para discutir o Orçamento estadual de 2026, os parlamentares da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo viajaram até o município de Rosana, na região sudoeste paulista, para ouvir as demandas da população local a fim de contemplá-las na próxima Lei Orçamentária Anual (LOA). Destinação de recursos para as áreas de Saúde e Infraestrutura da região foram as principais reivindicações dos munícipes.

Presidente da CFOP, o deputado Gilmaci Santos (Republicanos) abriu os trabalhos destacando a preocupação do Parlamento em acatar as necessidades de todo o estado, independentemente da distância física da Assembleia. "Há quem diga que esta é a cidade mais distante da Capital, então estamos no fim de São Paulo. Mas, do meu modo de ver, estamos mesmo no começo, e é daqui que devemos partir para recolher todas as informações necessárias para produzir um Orçamento completo e amplo", afirmou o parlamentar.

Vereadora de Rosana, Vera Leão foi a primeira a se mostrar preocupada com as condições estruturais do sistema público de Saúde da cidade. "Nosso maior problema, atualmente, é a falta de equipamentos no sistema de Saúde. Precisamos de uma UTI e de um tomógrafo em nosso hospital regional urgentemente. Se nosso município for contemplado, vai ajudar não só a nós, como também as cidades vizinhas. Teodoro Sampaio, Euclides da Cunha e Mirante são só alguns exemplos. Perdemos muitas vidas que precisaram ir até Presidente Prudente esperar por um tratamento completo. Por isso, esse investimento específico seria essencial", pediu ela.

Em seguida, o também vereador da cidade, Marcelo da Farmácia, complementou a visão da colega. "Essa é, de fato, a demanda que mais precisa de nossa atenção em nossa cidade. Aparelhos de imagem que consigam trazer mais eficiência nos atendimentos em Rosana vão gerar um efeito positivo em toda a região ao redor. Se for concretizado, esse desejo também pode atrair mais projetos que gerem empregos e fomentem a economia local. Portanto, peço que a Assembleia tenha um olhar atento a esse tema durante a elaboração do Orçamento", solicitou.

Infraestrutura e Agricultura

Acrescentando à questão da infraestrutura frágil da região, o prefeito da cidade vizinha Teodoro Sampaio, Claudio Evangelista da Silva Júnior, expressou o desejo de realizar ações conjuntas entre as prefeituras, possibilitando crescimento mútuo entre as cidades.

"Como líder eleito de uma cidade tão próxima, pretendo atender, justamente, as carências compartilhadas por ambos os municípios. Por isso, peço aos deputados que também direcionem recursos às melhorias que vamos fazer no Hospital de Teodoro Sampaio. Aparelhos de tomografia e hemodiálise são o nosso foco no momento", esclareceu Evangelista.

Voltando à Rosana, o secretário de Turismo, Denis Alexandre, destacou as demandas de sua pasta e de outros aspectos que precisam ser aprimorados no município. "Especificamente na área do Turismo, um investimento maior de capital do estado seria muito bem vindo, e acredito que temos o potencial de alavancar a região como um ponto turístico único, devido à tríplice fronteira que fazemos com Paraná e Mato Grosso do Sul", disse.

"Outro anseio muito grande relacionado à infraestrutura da nossa cidade é o nosso cemitério municipal. Hoje, o espaço que temos é extremamente escasso e, provavelmente, daqui a alguns meses, começaremos a ter problemas para fazer os sepultamentos", completou o secretário.

Já o morador local, agricultor e presidente da Associação Unidos da Nova Geração, Clovisnei José Tributino trouxe para a audiência as principais demandas do setor agrícola de Rosana. "Têm sido difícil vender os alimentos que produzimos, já perdemos e continuamos perdendo boas safras de produtos saudáveis que fazem falta na mesa das pessoas, ainda mais num período de crise econômica. Por isso, incentivos fiscais através de emendas seriam extremamente bem vindos para nossas produções", salientou.

Recursos da Comissão

Desde o ano passado, a Comissão de Finanças da Alesp conta com recursos próprios no Orçamento estadual que devem ser encaminhados para as cidades sede das audiências. No encontro desta quinta, os deputados Gilmaci Santos (Republicanos), presidente da Comissão, Luiz Claudio Marcolino (PT) e Enio Tatto (PT) anunciaram o repasse de R$ 450 mil para Rosana e R$ 550 mil para Teodoro Sampaio.

A medida - que ressalta o dinamismo, comprometimento com a população e importância das audiências públicas a cada ano que passa - tem a chancela do presidente do Parlamento Paulista, o deputado André do Prado (PL). Os valores serão votados ao final do ano pelo Plenário da Alesp e repassados oficialmente em 2026.

O Orçamento

Entre os meses de agosto, setembro e outubro, os deputados integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp viajarão 30 cidades de diferentes regiões do Estado para consultar, diretamente com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas.

Todo o trabalho produzido durante esses encontros será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança Pública, entre outras.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:


Confira a galeria de imagens da audiência

Confira o calendário completo:


alesp
Av. Pedro Alvares Cabral, 201 São Paulo · CEP 04097-900 · PABX 3886-6000