Evento sediado na Alesp fortalece intercâmbio político e econômico entre Brasil e países do Brics

Encontro defendeu maior defesa da soberania, redução da dependência de potências tradicionais no cenário internacional e ampliação da cooperação entre atores públicos e privados
08/08/2025 17:40 | Cooperação | Daiana Rodrigues - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Latin Global Business Summity 2025<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350624.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Latin Global Business Summity<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350625.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maurici e Anastasia Shikareva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350626.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Latin Global Business Summity<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350627.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta sexta-feira (8), o "Latin Global Business Summity 2025", que reuniu autoridades políticas e diplomáticas russas para debater sobre inovação, economia criativa e comércio exterior. O objetivo foi fortalecer as relações econômicas entre o Brasil e países, como Rússia, Índia, China e África do Sul, que fazem parte do bloco econômico Brics.

O evento foi proposto pelo primeiro-secretário do Parlamento Paulista, o deputado Maurici (PT) e promovido pela organização World Business Alliance (WBA), que apoia empresas na busca de novas oportunidades de negócios.

Na mesa de abertura, Maurici disse que esse é um espaço de diálogo entre governo e setores empresariais que ajuda a trazer soluções em segurança alimentar, defesa de dados, tecnologia, comunicação, sustentabilidade e outras áreas.

"O Latin Global Business Summity apoia a cooperação, acordos e projetos entre atores públicos e privados, países e culturas, governos e cidadãos. Além disso, fortalece a conexão entre micro e pequenos empresários e o mercado internacional, especialmente no eixo Brasil-Rússia", frisou o primeiro-secretário do Legislativo Paulista.

O primeiro-secretário da Alesp defende o estreitamento das relações entre Brasil e Rússia, por causa da importância dos laços históricos, do potencial econômico e da política externa, baseada em soberania e diálogo estratégico com os parceiros.

"A aproximação entre os dois países representa uma oportunidade real para a diversificação dos investimentos, redução da dependência de centros tradicionais e ampliar a autonomia em áreas estratégicas", comentou.

Presenças

Na mesa do evento ainda estiveram presentes Anastasia Shikareva, fundadora da Worldwide Women`s Business e uma das organizadoras do evento e Viktor V. Sheremetker, representante comercial da embaixada russa no Brasil.

Gabriela Bueno, co-vereadora de Osasco; Clóvis Girardi e Vinícius Costa, respectivamente, vereadores de Santo André e Itatiba e Lucas Rogério Lima, representante da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC também foram convidados.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira mais imagens da galeria

alesp