Alesp sedia pré-lançamento do livro "Histórias que precisam ser contadas"

Ato solene promovido pelo deputado Fábio Faria de Sá (Podemos) reforçou objetivo da obra em dar voz a pessoas com Síndrome de Down
11/08/2025 14:35 | Inclusão | Louisa Harryman - Fotos: Gabriel Eid

Compartilhar:

Evento homenageou famílias participantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350721.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento aconteceu no Auditório Franco Montoro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350699.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Fábio Faria de Sá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350700.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pâmela Galvão e sua filha Mel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350719.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Paula Camilo, vice-presidente do Instituto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350701.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fábio Faria de Sá Teteco Barros e Maju de Araújo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350720.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta sexta-feira (08), o evento de pré-lançamento do livro "21 Histórias que precisam ser contadas", que reúne relatos de famílias formadas por pessoas com Síndrome de Down. O evento foi iniciativa do Deputado Fábio Faria de Sá (Podemos) e do Instituto Downlândia, responsável por compartilhar informações e acolher pessoas com a condição genética.

"Hoje não é apenas o pré-lançamento de um livro, é um encontro de 21 histórias que, ao serem contadas, rompem o silêncio, lutam para quebrar preconceitos e buscam uma sociedade mais justa e acolhedora", defendeu o parlamentar.

Inclusão

A presidente do Instituto Downlândia e mãe atípica, Pâmela Mendes Galvão, assumiu a palavra para pedir apoio e inclusão a todas as pessoas com deficiência. "Nós precisamos de pessoas que lutem com a gente, que não se calam e que acreditem, mesmo quando o mundo inteiro estiver fazendo o contrário", disse.

Ana Paula Camilo, vice-presidente da ONG, também reforçou a importância do acolhimento e do respeito, principalmente quando se trata do momento de dar a notícia para as famílias. "Hoje, olhando para trás, vejo que o que começou como uma dor, virou uma missão de vida. Cada criança que acolhemos, cada mãe que sai de um encontro com a esperança renovada, nós temos a certeza de que estamos no caminho certo", destacou.

Homenagem

O deputado recebeu um troféu do Instituto Downlândia, entregue pelos embaixadores Teteco Barros e Maju de Araújo, como forma reconhecimento das ações pela causa. "Aqui na maior Casa de Leis da América Latina, temos o dever de ouvir todas as vozes e de transformar as necessidades em políticas públicas", afirmou o parlamentar.

O evento também contou com uma homenagem as 21 famílias que compartilharam suas histórias no livro. Para finalizar, a bailarina Laís Dontal, que tem síndrome de down, apresentou um solo especialmente idealizado para o evento.

Além dos citados, participaram do pré-lançamento Patrícia, assessora da vereadora Ana Carolina Oliveira (Podemos) e Guilherme Brito, assessor do deputado Fábio de Sá e apoiador da causa.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens

alesp