Ato solene celebra 40 anos de sindicato de funcionários da educação paulista

Afuse (Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação do Estado de São Paulo) luta por melhorias para categoria; Iniciativa é da deputada estadual professora Bebel (PT)
11/08/2025 17:20 | Afuse | Da Redação - Larissa Navarro

Compartilhar:

Ato solene realizado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350723.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bebel: funcionário não é um robô<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350724.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Suzart: escola não funciona sem os funcionários<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350725.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rosana: evento valoriza trabalhadores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350726.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta segunda-feira (11), o ato solene em comemoração aos 40 anos da Afuse (Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação do Estado de São Paulo). Promovido pela deputada professora Bebel (PT), o evento celebrou a trajetória de conquistas da categoria, reforçando a união e o papel da organização na defesa dos direitos dos profissionais.

"O funcionário não é um robô. Ele tem um papel pedagógico na escola", mencionou Bebel sobre a importância de monitores, porteiros, cozinheiras e outros profissionais da educação. "Não haverá qualidade de ensino se vocês não estiverem conosco. Não consigo falar em qualidade se faltarem profissionais da educação" completou a parlamentar durante discurso.

"É um evento muito importante, que valoriza nossos trabalhadores e principalmente essa parceria com o mandato da professora Bebel. Quando acontecem atos e outras atividades, a Afuse está aqui para mudar esse processo de sucateamento do ensino. Comemorar os 40 anos é trazer essa trajetória de luta e valorizar esses profissionais que estão no chão das escolas", disse a presidente da associação, Rosana da Silva.

"Quando um aluno chega na escola, quem o recepciona é o trabalhador da educação. O porteiro, o inspetor e a merendeira são as pessoas que veem as crianças que chegam com dificuldade, com uma necessidade maior. A escola não funciona sem os trabalhadores da educação", destacou o presidente da CUT-SP (Central Única dos Trabalhadores de São Paulo), Raimundo Suzart.

O evento contou com a presença de líderes de movimentos sindicais e políticos. Além das homenagens, o ato solene pautou a luta contra a terceirização dos funcionários das escolas estaduais, a participação de aposentados em movimentos sindicais e outras demandas ligadas à educação.

Confira a galeria de imagens

alesp