Agosto Verde: SP tem altos índices de vacinação e de universalização da pré-escola
12/08/2025 10:43 | Agosto Verde | Fotos: Larissa Navarro, Envato, Governo/SP e Pref/Jundiaí




O debate sobre a implementação de políticas públicas dedicadas à proteção das 3,5 milhões de crianças paulistas tem sido constante na agenda pública do estado de São Paulo. Se por um lado a ampliação da cobertura vacinal e do acesso à pré-escola são dois avanços, ainda há desafios como a taxa de mortalidade em bebês com até um ano de vida, especialmente no índice de mortes por causas evitáveis. Nesse mês, o "Agosto Verde", é o período dedicado à conscientização da importância de políticas públicas dedicadas à Primeira infância - fase que vai até os seis anos de idade.
Vacinação avança
O estado registrou um crescimento expressivo na imunização infantil, com a aplicação de seis vacinas do calendário básico ultrapassando a marca de 90% de cobertura. Segundo a Secretaria de Saúde (SES-SP), a primeira dose da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, saltou de 78% em 2022 para 98% em 2024. As vacinas pentavalente, poliomielite e BCG também apresentaram avanços significativos. A pasta atribuiu o desempenho à ampliação do financiamento em Saúde. Em 2023, a Alesp autorizou repasses aos municípios com bonificações por metas de saúde atingidas.
Na educação infantil, cuja oferta costuma ser responsabilidade dos municípios, a taxa de escolarização na pré-escola (4 a 5 anos) alcançou 96% em 2023, uma das mais altas do país, segundo o estudo "Retrato da Educação Infantil no Brasil", realizado pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepe-Brasil) em parceria com o Ministério da Educação (MEC). A pesquisa ainda aponta que o estado está perto da universalização com menos de 1% das crianças de 4 a 6 anos fora da escola por falta de vaga.
Apesar da quase universalização de matrículas na pré-escola, o acesso a creches para crianças de até 3 anos segue como um desafio para os governantes paulistas, especialmente os prefeitos. De acordo com o Gaepe, o estado lidera o número absoluto de crianças em fila de espera por uma vaga, com quase 90 mil registros.
Frente Parlamentar
Na Alesp, a Frente Parlamentar pela Primeira Infância (FPPI), coordenada pela deputada estadual Marina Helou (Rede), atua na fiscalização e na busca por melhorias na educação infantil. "Estamos fortalecendo o diálogo com municípios, oferecendo apoio técnico para elaboração dos PMPI locais e ampliando espaços de formação. Além disso, a FPPI criou um grupo de trabalho específico para discutir estratégias que qualifiquem a oferta de creches com foco em qualidade, cuidado e equidade", afirma Marina, autora da Lei 17.347/2021 que instituiu a Política Estadual pela Primeira Infância (PEPI).
Marina também alerta para a falta de planejamento e de financiamento contínuo nas políticas voltadas à Primeira Infância, fase crucial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. "Apesar de avanços institucionais como a criação do Comitê Estadual Intersetorial, o cenário ainda é de muitos desafios. Ainda falta prioridade política para garantir a implementação efetiva da política, mas seguimos pressionando o Governo do Estado nessa direção", salienta.
Mortes evitáveis
Apesar de manter a vacinação infantil em dia, o estado de São Paulo registrou aumento na mortalidade de crianças de até um ano de idade. De acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de óbitos por mil nascidos vivos saltou de 9 para 11 entre 2020 e 2023. No mesmo período, a proporção de mortes evitáveis em relação ao total de óbitos infantis subiu de 65% para 67%. Os casos poderiam ter sido prevenidos por meio de uma assistência mais eficiente a gestantes e recém nascidos, condições adequadas de parto, diagnósticos e tratamentos mais precisos e ações eficazes de promoção da saúde.
Para Marina Helou, os dados reforçam a urgência de um olhar sistêmico para a Primeira Infância. A deputada manifestou preocupação com a falta de planejamento integrado e de financiamento contínuo para o setor, ressaltando que o Legislativo Paulista exerce um papel estratégico no orçamento estadual, além de criar mecanismos de controle social e fiscalizar a execução das políticas públicas.
De acordo com a Secretaria de Saúde, os serviços que promovem o aleitamento materno por meio de 59 Bancos de Leite Humano (BLHs) e 43 postos de coleta espalhados pelo estado. A prioridade dos BLHs é garantir a segurança alimentar dos recém-nascidos internados em Unidades Neonatais, por meio do leite da própria mãe ou, quando necessário, de doadoras. A Pasta ainda ressaltou que é por meio da amamentação que a criança recebe nutrientes e anticorpos que a protege contra várias doenças, evitando ainda o agravamento dos quadros de saúde de bebês prematuros.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações