Em reunião na Alesp, secretário responde sobre investimento de SP em pesquisa e inovação

Vahan Agopyan falou sobre metas da Secretaria e respondeu a questionamentos de membros do colegiado; secretário mencionou esforços para tornar Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai) mais atrativo para investidores
13/08/2025 19:50 | Ciência e Tecnologia | Giullia Chiara - Foto: Gabriel Eid

Compartilhar:

Vahan Agopyan: investimento para coligadas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350858.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário Vahan Agopyan presta contas à comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350857.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Prisidente da comissão dep. Mauro Bragato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350859.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, nesta quarta-feira (13), uma reunião com a finalidade de ouvir o secretário estadual Vahan Agopyan.

No encontro, Agopyan prestou contas do andamento da gestão, citando ações, programas e metas da Secretaria, e respondeu a questionamentos de membros do colegiado.

Durante a explanação, o secretário mencionou os esforços da Pasta para tornar o Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai) mais atrativo para investidores. O programa tem o objetivo de fazer a transição entre ciência e mercado, incentivando o desenvolvimento científico e tecnológico, reunindo parques tecnológicos, centros de inovação e incubadoras de empresas de base tecno-científica.

O deputado Paulo Fiorilo (PT) mencionou a reprovação dos cientistas quanto às mudanças propostas no Projeto de Lei Complementar 9/2025, que altera o plano de carreira de pesquisadores. Agopyan justificou que incentivou a ação de modernização, mas não participou da formulação do projeto. "Seria indelicado da minha parte palpitar nas pastas de Saúde e Agricultura, mas o meu ponto de vista é que os pesquisadores precisam sim de um plano de carreira robusto que incentive a retenção deles nos institutos", destacou.

Etecs

Ao ser questionado pela deputada Marina Helou (Rede) sobre problemas estruturais em edifícios administrados pelo Instituto Paula Souza, como a falta de eletricidade em uma unidade da Etec (Escolas Técnicas Estaduais), o secretário respondeu que os problemas são consequências da falta de manutenção e que a Secretaria tem trabalhado para solucionar esse problema: "Estamos fazendo a adaptação emergencial com o apoio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo)."

Agopyan ainda ressaltou que o projeto de revitalização dos edifícios continuará no ano que vem, com verbas extras e duas novas ações realizadas junto à administração do instituto. "Primeiro vamos ofertar para cada prédio um valor pequeno para que manutenções banais sejam realizadas sem a necessidade de consultar o Estado e, em segundo, criamos um modelo de diretorias regionais em que pelo menos um engenheiro ou arquiteto visita os edifícios para mapear os problemas", citou.

Sobre o baixo orçamento destinado à secretaria, Vahan disse não brigar pela verba da pasta em si, mas sim pelo investimento destinado às entidades coligadas, como algumas universidades públicas de São Paulo, institutos de pesquisa e as próprias Etecs.

Por sua vez, o deputado e presidente da comissão, Mauro Bragato (PSDB), destacou que o próximo passo do colegiado é realizar a oitiva da reitora da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Maysa Furlan. "O que podemos fazer é realizar o efetivo trabalho para acompanhar o desenvolvimento das universidades e fiscalizar a ação daqueles que são responsáveis. Tenho a impressão que ao ouvirmos a reitora, teremos novidades, assim como tivemos com o professor Vahan", comentou.

Assista a transmissão da reunião na íntegra

Veja mais fotos na galeria de imagens

alesp