Prêmio 'Hip-Hop o Ano Todo' reconhece vozes marginalizadas

Sessão Solene promovida pela deputada Mônica Seixas do Movimento Pretas (Psol) homenageia artistas importantes para o hip-hop nacional
18/08/2025 18:40 | Música e cultura | Louisa Harryman - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Evento celebra cultura e resistência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351079.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Monica Seixas do Movimento Pretas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351066.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Negra Li<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351070.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dorothy Braids foi uma das homenageadas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351072.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento contou com apresentação de Breakdance<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351074.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Batalha da Tribo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351073.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em comemoração ao Dia Estadual do Hip Hop, celebrado em 11 de agosto, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na última sexta-feira (15), a 2ª edição do Prêmio Hip-Hop o Ano Todo. A Sessão Solene foi promovida pela deputada Monica Seixas do Movimento Pretas (Psol).

"Nós queremos trazer o hip-hop para Alesp para ouvir direito o que ele tem a dizer, mas também pra celebrar a imensa e imensurável contribuição que os artistas do hip-hop prestam para o nosso estado", destacou a parlamentar.

O evento contou com muita música, poesia e rimas. Para Mônica, o hip-hop transforma denúncia em arte e cultura e sempre fez parte da luta e da resistência negra no Brasil, e, por isso, é importante que os artistas ocupem os lugares de poder.

"O hip-hop faz com que a gente possa sonhar. Então, que cada vez mais possamos ocupar essas cadeiras e fazer com que os nossos sonhos sejam valorizados. O que está acontecendo aqui é para pessoas que, assim como eu, tiveram todos os sonhos arrancados", refletiu Poeta CJ, membro do Slam Oz.

A mesa também contou com a participação da vereadora da cidade de São Paulo Luana Alves (Psol) e das codeputadas do Movimento Pretas: Rose Soares, Ana Laura e Leticia Chagas.

Homenagens

No decorrer da noite, foram entregues 22 moções de aplauso para artistas independentes, rappers, poetas, trancistas, grafiteiros, slams e coletivos de batalha que contribuem para cultura do hip-hop no interior do estado e na capital.

Uma das homenageadas da noite foi a cantora Negra Li, considerada a principal rapper feminina do Brasil. Além dela, também foram premiados Tasha e Tracie, Aliança Negra Posse, Dorothy Braids, Lessa Reis, Coletivo Nação Hip-Hop, Stefanie, Rico Delassam, Jupi77er, Slam Marginal da USP, Nene Surreal, Vampp, May Bernardo, Batalha da Tribo, Brisa Flow, Coletivo Elas no Hip-Hop, Dj Anazú, Coletivo Oeste Rap, Boombeat, Slam Oz, Brunão Ment?Sagaz e Zula.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

Confira a galeria de imagens

alesp