Mudança na lei: deputado quer reconhecer animais como seres sencientes
19/08/2025 11:46 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Ricardo França

Projeto de Lei apresentado pelo Deputado Estadual Ricardo França na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), propõe acrescentar parágrafo na lei estadual de proteção animal e identificar animais como seres sencientes
Você já ouviu falar no termo "ser senciente"? Ele é muito comum entre defensores da causa animal, mas ainda não está presente de forma clara nas leis do Estado de São Paulo. Isso pode estar prestes a mudar com o Projeto de Lei 436/2024, apresentado pelo Deputado Estadual Ricardo França.
Esse projeto propõe uma alteração simples, mas com um impacto gigantesco: acrescentar à Lei nº 12.916/2008 o reconhecimento de que cães e gatos são seres sencientes, ou seja, seres capazes de sentir dor, medo, alegria, angústia e outras emoções. Na prática, essa mudança reconhece que os animais têm sentimentos, e isso precisa ser levado em conta nas decisões jurídicas e políticas públicas.
O que exatamente diz o projeto de Ricardo França?
O PL 436/2024 propõe incluir um parágrafo único no Artigo 1º da Lei Estadual nº 12.916, com a seguinte redação:
"Para as finalidades desta Lei, cães e gatos ficam reconhecidos como seres sencientes, sujeitos de direito, que sentem dor e angústia, o que constitui o reconhecimento da sua especificidade e das suas características em face de outros seres vivos."
Essa mudança parece pequena, mas tem um grande simbolismo e abre caminho para mais respeito, proteção e empatia com os animais.
Hoje, muitos casos de maus-tratos ainda são tratados com pouca seriedade. Sem um entendimento jurídico claro de que os animais sentem dor e sofrimento, decisões judiciais podem ser suavizadas ou até ignorar o impacto da violência sobre os bichos.
"Os animais não são objetos, nem propriedades, são seres vivos que sentem, sofrem e merecem respeito. O meu projeto é um passo necessário para que a legislação acompanhe o que a ciência e a sociedade já reconhecem há muito tempo. Cães e gatos são seres sencientes e devem ser tratados com dignidade", declarou o deputado Ricardo França, autor do projeto.
Ao reconhecer cães e gatos como seres sencientes na legislação estadual, São Paulo pode dar um grande passo na construção de uma sociedade mais justa, onde animais não são vistos como objetos, mas como seres com direitos básicos, principalmente o direito de não sofrer.
Além disso, esse reconhecimento reforça a importância da educação sobre o bem-estar animal, influenciando como a sociedade trata os pets, como se posiciona diante de abusos e como lida com a responsabilidade de cuidar de um animal.
Um avanço com base na ciência
A ciência já comprovou há anos que cães e gatos têm estruturas neurais que os permitem sentir emoções complexas. Quem tem um pet em casa sabe que eles demonstram amor, medo, tristeza e alegria. O que falta agora é que isso seja reconhecido de forma clara nas leis.
Um artigo publicado pela UNESP, mostra como é relevante os avanços científicos na identificação de emoções dos animais. A matéria afirma que os pesquisadores têm conseguido entender melhor como os animais sentem e como essas emoções se relacionam com as dos humanos, usando de base suas expressões faciais, sons e dados fisiológicos.
"Reconhecer a senciência dos animais é também reconhecer nossa responsabilidade com eles. Esse projeto é sobre empatia, justiça e evolução social", garante o deputado Ricardo França.
O PL 436/2024 é mais um exemplo de como a política pode andar lado a lado com a defesa dos animais. A proposta é simples, mas essencial para fortalecer a causa.
Notícias relacionadas
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações