Artigo: Um exemplo a ser seguido na RMC e em todo Brasil

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
20/08/2025 17:20 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Deputado Dirceu Dalben<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351205.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por Dirceu Dalben, deputado estadual

Foi com profundo sentimento de satisfação que, como cidadão, soube da recente reunião entre os prefeitos de Paulínia, Cosmópolis e Americana, para tratar do sensível tema dos serviços públicos em benefício dos moradores da chamada Tríplice Fronteira, entre esses três municípios. Ocorre que alguns moradores de um município usufruem serviços de outro e vice-versa. A questão também envolve os impostos pagos por esses moradores.

A situação foi trazida até nosso mandato em audiência pública que realizamos em Paulínia, em abril de 2024, com o objetivo de ouvir a população de toda a região, conhecer melhor suas demandas e receber suas contribuições para a elaboração do Orçamento Estadual do ano seguinte. De lá para cá, viemos defendendo essa união entre os municípios, essa cooperação em favor do bem comum.

O resultado da recente reunião entre os três prefeitos foi a criação de um grupo de trabalho que fará um amplo diagnóstico sobre a real situação dos moradores da Tríplice Fronteira. Os prefeitos se mostraram muito dispostos a encontrar soluções comuns, em benefício de todos e, coloco aqui novamente, meu mandato como deputado estadual à disposição para auxiliar no que estiver ao nosso alcance.

Então, repetindo, fiquei muito feliz com essa iniciativa dos três chefes de Executivo Municipal. A importância de colocar o bem comum acima de todos os interesses próprios. Cidadania, na minha opinião, é justamente isso, é colocar todos os moradores de uma cidade, de uma região, na posição de iguais, todos com os mesmos direitos e, claro, também os mesmos deveres, já que todos vivem em uma comunidade.

Essa iniciativa exemplar também foi inspiradora para mim como alguém que, há anos, está na vida pública e integra o movimento municipalista. Como prefeito de Sumaré por duas vezes, entre 1997 e 2004, tive a oportunidade de participar ativamente da construção da Região Metropolitana de Campinas (RMC), criada em 2000.

Naquela função, fui presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC. Nesse cargo e também como deputado estadual, sempre defendi justamente esse conceito, de que os municípios com interesses e desafios comuns precisam demonstrar disposição e abertura para encontrarem soluções conjuntas. Disposição e abertura para o diálogo, para a negociação, pois geralmente o que está em jogo é a vida de milhares de pessoas que lutam em seu dia a dia, que trabalham, estudam, buscam serviços de saúde, às vezes morando em um município e buscando essas soluções em outro.

Para mim, esse tipo de conversa intermunicipal está no próprio cerne do que entendo por municipalismo. As pessoas vivem nos municípios, é nessa esfera que os assuntos de interesse coletivo precisam ser refinados, com o devido apoio dos governos estaduais e federal. Posso citar como exemplo a construção do viaduto que liga Sumaré e Hortolândia, nas regiões do Parque Bandeirantes e Jardim Nova Europa, respectivamente - beneficiando, ainda, moradores da região da Vila Padre Anchieta, em Campinas. Uma obra esperada há anos pela população, que só saiu do papel quando houve a efetiva cooperação entre os municípios e a intervenção do nosso mandato junto ao Governo do Estado, que construiu o viaduto, entregue no primeiro semestre deste ano.

Como deputado estadual, enfim, só tenho a elogiar a iniciativa dos prefeitos de Paulínia, Cosmópolis e Americana e me colocar à disposição para colaborar no que for necessário, por meio dos canais abertos com o governo estadual.

Parabéns para os prefeitos, parabéns para a RMC, que cada vez mais se demonstra amadurecida para a prática do bem comum, que é o sentido mais nobre da atividade política!


alesp