Comissão dá aval a projeto de lei que institui o Dia do Comunicador em homenagem a Silvio Santos

Data da morte do "Rei da televisão brasileira", 17 de agosto é escolhida para reconhecer os profissionais da comunicação no estado de São Paulo
20/08/2025 16:46 | Reconhecimento póstumo | Fernanda Franco - Fotos: Marianna Bonaccini

Compartilhar:

Comissão no Plenário Tiradentes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351186.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados de oposição negociam <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351187.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deu aval, nesta quarta-feira (20), ao Projeto de Lei nº 592/2024 que institui 17 de agosto como o "Dia do Comunicador". De autoria do deputado Paulo Mansur (PL), o projeto visa reconhecer a importância da atuação dos profissionais da área na sociedade.

Além disso, busca homenagear o empresário e comunicador carioca Silvio Santos, conhecido como o "Rei da Televisão Brasileira" devido à sua trajetória na fundação e apresentação de programas do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Ele morreu em 17 de agosto de 2024, na cidade de São Paulo, em decorrência de broncopneumonia.

"A gente faz essa homenagem no estado de São Paulo para eternizar Silvio Santos", disse Paulo Mansur (PL). O deputado reforçou a importância de Silvio para a comunicação e em como seu legado "une todas as pessoas, independente da posição política, para passar esse projeto".

Discussões

A Comissão contou com a presença dos parlamentares Ricardo Madalena (PL), Enio Tatto (PT), Paulo Mansur (PL), Capitão Telhada (PP), Analice Fernandes (PSDB), Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), Oseias de Madureira (PSD) e Milton Leite Filho (União). A reunião, com 81 itens pautados, foi marcada por negociações.

"Houve vista dos requerimentos que nós da oposição fizemos, especialmente quanto à visita do Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Marco Antônio Assalve, para prestação de contas. Há uma reclamação generalizada em todas as regiões da grande São Paulo do mau atendimento das empresas intermunicipais de transporte", disse o deputado Enio Tatto (PT).

Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

alesp