Deputado articula avanços para a saúde no Alto Tietê

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
21/08/2025 15:05 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Marcos Damasio - Fotos: Divulgação

Compartilhar:

Deputado se reúne com secretário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351241.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário recebe pedidos de deputado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351242.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Hemodiálise, inauguração da Maternidade em Mogi das Cruzes, informatização do sistema do Hospital Regional de Ferraz, foram alguns dos assuntos tratados na reunião

O deputado estadual Marcos Damasio (PL) se reuniu nesta quarta-feira, 20 de agosto, com o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, para tratar de uma pauta emergencial para a população da região do Alto Tietê: os investimentos e melhorias na rede pública de saúde, entre eles a hemodiálise no Alto Tietê, a inauguração da Maternidade de Mogi das Cruzes, abertura do PS do Hospital Luzia de Pinho Melo e informatização do Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos. O encontro aconteceu em São Paulo e contou com a participação dos vereadores de Ferraz de Vasconcelos Luiz Tenório, Ewerton Lissa e Hodirlei Martins (Mineiro).

Para Ferraz de Vasconcelos, as solicitações se concentraram no Hospital Regional, Osíris Florindo Coelho, incluindo a ampliação e melhoria do atendimento médico, a contratação de profissionais de saúde, a reposição regular de insumos e medicamentos básicos, a redução da demora em consultas e exames e a implementação de ações voltadas à humanização do cuidado, especialmente para crianças e idosos. Durante a reunião, a assessoria técnica do secretário adiantou que ocorrerá a informatização do sistema desta e de todas unidades de Saúde do Estado. Trata-se de um programa integrado de prontuários para agilizar os atendimentos, aumentando a eficiência do serviço prestado.

Em relação à Mogi das Cruzes, o parlamentar defendeu a implantação de um Centro de Hemodiálise, para que pacientes não precisem se deslocar até a capital.
De acordo com Eleuses Paiva, em breve a região receberá equipamentos para oferecer este serviço em Suzano e Mogi das Cruzes. Outra demanda levada por Damasio foi o pedido de autorização do Estado para que a prefeitura de Mogi possa elaborar e executar um projeto para construção de um novo Pronto-Socorro no espaço do Hospital Luzia de Melo. A inauguração da nova maternidade de Brás Cubas, também foi assunto e deve sair em breve, de acordo com o secretário.

Para o deputado Marcos Damasio, as reivindicações são fundamentais para garantir mais dignidade aos moradores. "Nosso compromisso é lutar por um sistema de saúde que funcione de verdade, que seja humano, ágil e capaz de atender às necessidades da população. A região do Alto Tietê precisa de investimentos e estrutura, e é isso que estamos pleiteando junto ao Governo do Estado", afirmou o parlamentar.

O secretário Eleuses Paiva recebeu os pedidos e se comprometeu a avaliar os encaminhamentos com a equipe técnica da pasta, reconhecendo a importância das demandas apresentadas para o fortalecimento da saúde regional.


alesp