Deputado apresenta moção de repúdio à saída do Brasil de aliança internacional sobre holocausto

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
22/08/2025 16:29 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Guto Zacarias

Compartilhar:

Deputado Guto Zacarias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351374.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Guto Zacarias critica decisão do governo federal e relaciona medida a aproximação com o Hamas

O deputado estadual e coordenador nacional do Movimento Brasil Livre (MBL), Guto Zacarias (UNIAO-SP), protocolou na última terça-feira (19) uma moção de repúdio à decisão do governo federal de retirar o Brasil da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA).

Na justificativa, o parlamentar afirma que a medida representa um "rompimento" da tradição diplomática brasileira e um "afastamento" das relações históricas com Israel e com o povo judeu. Ele classifica a decisão como "desastrosa" e sustenta que o país sempre se posicionou de forma contrária ao antissemitismo.

"Abandonar a IHRA é trair uma tradição histórica de respeito à memória das vítimas e de combate ao antissemitismo, além de ignorar a contribuição inegável do povo judeu para a identidade nacional do país", disse Zacarias.

O deputado também relaciona a saída da IHRA ao posicionamento do governo Lula em relação ao conflito no Oriente Médio. Para ele, declarações feitas por integrantes do Executivo teriam sinalizado apoio ao Hamas, grupo considerado terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia.

"O apoio dado ao Hamas foi tamanho que possibilita o aumenta da tensão e até um rompimento diplomático com Israel" completou o parlamentar.

Criada em 1998, a IHRA reúne atualmente 35 países-membros e tem como objetivo promover a educação, a pesquisa e a memória sobre o Holocausto, além de combater o antissemitismo em escala global."


alesp