Líderes comunitários apresentam projetos que transformam demandas em ações políticas

Trabalhos apresentados foram desenvolvidos por jovens formados no programa Embaixadores Populares; iniciativa ajuda a transformar demandas locais em ações políticas
25/08/2025 16:17 | Inovação | Daiana Rodrigues - Fotos: Gabriel Eid

Compartilhar:

Embaixadores populares apresentam projetos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351468.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Embaixadores populares apresentam projetos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351469.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Embaixadores populares apresentam projetos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351470.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Maurici<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351471.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, no último sábado (23), uma atividade parlamentar com o objetivo de apresentar os projetos finais dos jovens do programa Embaixadores Populares. A iniciativa parlamentar investe na formação política de novos líderes comunitários que transformam demandas locais em ações políticas.

Oriundos de movimentos sociais, estudantis ou associações de bairro, os embaixadores ainda compartilharam experiências, desafios e propostas de intervenção em suas comunidades a fim de reafirmar o compromisso com a articulação política popular.

Segundo o solicitante do evento e padrinho do programa, deputado Maurici (PT), iniciativas como essa têm potencial para se multiplicarem pelo país. "O resultado dos trabalhos é inovador e não ficará arquivado, ficará depositado na ação de cada um dos novos embaixadores, contribuindo para reforçar o papel do Legislativo e a construção de uma sociedade mais justa e uma democracia mais participativa", disse.

Trabalhos inovadores

As propostas dos trabalhos apresentados seguiram três trilhas de pesquisas: atuação com uma OSC (Organização da Sociedade Civil), análise crítica de uma política pública local ou nacional e proposição de um projeto de lei (PL). As pesquisas desenvolvidas foram apresentadas em duplas ou individualmente.

Dentre os projetos de destaque dos embaixadores populares está o do estudante de Nutrição e Geografia da USP, Gregory Naressi. O jovem apresentou o trabalho sobre política nacional de redução de riscos nutricionais e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes tipo dois, câncer, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares

A proposta busca fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do investimento em soluções pedagógicas e de conscientização sobre alimentação saudável feitas com o apoio de profissionais de saúde, como nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, a fim de prevenir a disseminação destas doenças.

"Apesar da maioria das doenças crônicas serem tratadas e evitadas, elas são responsáveis, hoje, por cerca de 75% das mortes no Brasil. Além disso, é mais baixo investir recursos em medidas de prevenção do que em tratamentos e medicamentos, porque eles possuem alto custo e geram hospitalizações que giram em torno de 3,8 bilhões, além dos demais impactos econômicos para o país, como as aposentarias precoces", disse Gregory.

Outro trabalho apresentado foi o de Solange Aparecida, com o desenvolvimento da organização da sociedade civil (OSC) "Mãos que Protegem". A entidade social busca combater as diversas formas de violência, principalmente contra pessoas com deficiência (PCDs), ajudando a trazer para as estatísticas os casos de subnotificações.

"A missão é apoiar, integrar e fortalecer iniciativas voltadas à prevenção e reintegração social de indivíduos em situação de vulnerabilidade, por meio de desenvolvimento de políticas públicas humanizadas em parceria com o Poder Público e as forças de Segurança Pública", disse Solange.

Confira abaixo a lista com os nomes dos embaixadores e seus projetos:

- Ana Clara Santos Rocha e Guilherme Artimundo: "Projeto de Lei Incentivo aos Clubes de Cidadania Financeira Jovem"

- Andrea Rodrigues: "Criação de um Primeiro Prontuário Básico de Saúde Universal digitalizado que se interligue as UBS, UPAS e pronto socorro"

- Caroline Manoela Teles Sousa: OSC "Semente do Amanhã"

- Cecília Raissa Prado dos Reis: OSC "Grupo Escoteiro Professora Inah De Mello - 147/SP"

- Daniela Siqueira Gonçalves:

- Flávia França Lima do Amaral: OSC "Instituto Brincar, Crescer e Sonhar"

- Flora Peterle de Andrade e Mariana Pera de Almeida: "Projeto de Lei das Fast Fashions"

- Gregory França Naressi: Projeto de Lei "Política Nacional de Redução de Riscos Nutricionais e Prevenção de Doenças Crônicas"

- Nycole Jesus e Thaysa Barbosa Da Silva: Proposta de criação de um Órgão de denúncia da infraestrutura escolar

- Raica Mascarenhas da Silva: Políticas Públicas para a segurança pública no estado de São Paulo, tendo como estudo de caso a comunidade de Paraisópolis

- Rodrigo De Morais Rodrigues: OSC "Ação Verde Certo"

- Solange Aparecida de Lima: OSC "Mãos que Protegem"

Assista à transmissão do evento, na íntegra, realizado pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens da audiência

alesp