'Reconhecer através do povo': Alesp sedia 21ª edição do prêmio Promotores de Desenvolvimento
26/08/2025 17:40 | Homenagem popular | Fernanda Franco - Fotos: Rodrigo Romeo






A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na noite desta segunda-feira (25), a 21ª edição do prêmio "Promotores do Desenvolvimento", organizado e entregue pelo Fórum São Paulo. O evento foi promovido pela deputada Professora Bebel (PT), no auditório Franco Montoro, e premiou 26 dos 52 homenageados. A segunda parte da premiação será na Câmara Municipal no final do ano.
Criado em 2004, atualmente o prêmio "Promotores de Desenvolvimento" tem 26 categorias e homenageia o primeiro e segundo mais votado em cada uma delas. "A ideia é que as pessoas indiquem e a gente reconheça e ouça todos os homenageados. Por isso, dividimos em duas partes", explica o presidente do Fórum de São Paulo e também idealizador da premiação, Dermeval Pereira.
Pereira contou que criou o prêmio, em parceria com o Sebrae, para reconhecer pessoas e entidades que fazem a diferença na sociedade. "Mais do que reconhecer o que a pessoa faz de bom, eu queria que o povo dela e quem a conhece mostrasse o trabalho diferenciado que ela faz na sua categoria", apontou.
Entre vereadores, empresários, profissionais e líderes de entidades de todo o estado, duas deputadas da casa foram homenageadas: Professora Bebel e Ana Carolina Serra (Cidadania).
"Me sinto honrada em recepcionar todos que vão receber o prêmio, e mais honrada ainda por receber o prêmio pela segunda vez", disse Bebel. A deputada reforçou que o reconhecimento de seu trabalho em defesa da educação a incentiva a "aprimorar sua atuação e compromisso com as pautas dentro do parlamento Paulista".
Para a deputada Ana Carolina Serra, o sentimento não é diferente. "Foi assim que a minha trajetória começou, em Santo André no ano de 2016. O reconhecimento do meu trabalho na área social foi o que me trouxe até aqui", destacou.
Premiação popular
Bebel destacou a importância do prêmio por seu caráter democrático e amplo. "É evidente o engajamento popular e a credibilidade desta premiação que valoriza profissionais, sejam eles públicos ou privados, conhecidos ou não. A população vota de acordo com aquilo que ela recepcionou. É importante sempre reconhecer através do povo", ressaltou.
Para Ana Carolina Serra, reconhecer publicamente o trabalho dessas pessoas e entidades é mostrar que cuidar do social é um trabalho invisível. "Por isso o prêmio celebra a força da colaboração e do entendimento de que os grandes desafios sociais e econômicos de São Paulo só podem ser superados através de uma única força: a união de esforços. Em uma parceria genuína entre o poder público, o setor privado e a sociedade civil", destacou a deputada.
Missão social
A Folha de S.Paulo foi homenageada pela terceira vez como promotora de desenvolvimento. Representante do jornal e também repórter investigativo, Flávio Ferreira reforçou a importância do prêmio para o jornalismo paulista. "Esse prêmio significa também um reconhecimento do papel da imprensa. O nosso papel é bem feito quando a gente faz uma boa crítica. Então esse convite mostra que o nosso papel, que muitas vezes não é bem entendido, é reconhecido pela sociedade e pelo Fórum", disse.
Carla Magalhães, professora e escritora de Hortolândia, foi homenageada pela primeira vez por sua atuação ativa na educação da cidade. "Esse prêmio significa uma grande honra e um grande reconhecimento. Motiva o nosso trabalho de educador", afirmou.
O evento reforçou que uma sociedade melhor e mais justa não é só construída através de leis, mas também de ação, inovação e, sobretudo, paixão - especialmente dos promotores de desenvolvimento do estado que precisam ser reconhecidos por seu trabalho. Afinal, como apontou a deputada Professora Bebel: "Se fez bem à população e está correto o que foi feito, por que não premiá-los?".
Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações