Comissão de Relações Internacionais aprova novos Grupos de Amizade e discute avanços diplomáticos

Colegiado consentiu com a colaboração entre o Legislativo e os países Armênia, China e Bahrein; membros ainda sugeriram ações de parcerias com outros parlamentos e câmaras de comércio
27/08/2025 15:30 | Parcerias | Giullia Chiara - Foto: Marianna Bonaccini

Compartilhar:

Reunião da Comissão de Relações Internacionais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351565.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Comissão dep. Fiorilo: resolução<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351567.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Sebastião Santos: deportação de brasileiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351569.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. André Bueno: câmaras comerciais <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351570.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, nesta quarta-feira (27), a criação de novos Grupos de Amizade. Desta vez, serão instituídas parcerias entre o Legislativo paulista e os países Armênia, China e Bahrein.

Os Grupos de Amizade entre Nações foram instalados pela Alesp por meio da Resolução nº 945/2024, que tem como objetivo estreitar relações diplomáticas e fortalecer o intercâmbio entre os países e o Parlamento Paulista.

Os membros do colegiado também entraram em acordo sobre uma futura mudança da Resolução, referente ao processo de encaminhamento de alianças com novas nações. "A ideia é que a comissão delibere os encaminhamentos, solicitando o acordo com consulados ou embaixadas. Isso é para que a gente não perca o controle, já que mais de um deputado pode solicitar a criação para o mesmo país e criar uma certa confusão", explicou o presidente da Comissão, deputado Paulo Fiorilo (PT).

O documento atual prevê que a solicitação seja realizada a partir de requerimento parlamentar, devendo comprovar interesse institucional dos órgãos governamentais do país indicado, por meio de ofício.

Futuros passos

Durante a reunião, os deputados presentes sugeriram ações para os próximos encontros. "Nós devemos discutir a questão dos países que estão expulsando brasileiros. Precisamos criar uma interface nisso, já que o Brasil está sendo muito prejudicado. Devemos trazer os cônsules para que tenhamos pelo menos uma conversa", mencionou o deputado Sebastião Santos (Republicanos).

"Gostaria de sugerir que, além das embaixadas, algumas câmaras de comércio viessem para a comissão também. Temos uma necessidade de desenvolver relações comerciais e as embaixadas não assumem esse compromisso. Mesmo que exista boa vontade por parte delas, muitas vezes não conseguem nem identificar quais as questões das empresas para se instalarem aqui no Brasil", propôs o deputado André Bueno (PL).

Por sua vez, Fiorilo informou que existe a intenção de reunir presidentes de comissões de outros parlamentos para dialogar com o colegiado. "Vamos conversar com outras assembleias sobre o que está sendo discutido por eles - não só as assembleias dos estados como a Câmara Federal e o Senado. Isso pode fortalecer o parlamento estadual e ser usado para cobrar o legislativo federal", declarou.

Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens da comissão

alesp