Infraestrutura para desenvolvimento dos municípios é demanda da região de Avaré

No encontro com os parlamentares da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp, os presentes pediram investimentos em estradas, maquinário e acessibilidade no Orçamento do estado para o próximo ano
29/08/2025 13:58 | Orçamento 2026 | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Alesp realiza audiência do Orçamento em Itaí<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351719.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Região de Avaré pediu recursos para infraestrutura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351720.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência foi presidida pelo dep. Gilmaci Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351721.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A população da Região de Avaré apresentou as principais demandas regionais na audiência pública do Orçamento 2026 realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta sexta-feira (29), no município de Itaí. No encontro com os parlamentares da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp, os presentes elencaram a infraestrutura como a principal área a ser contemplada no Orçamento do estado para o próximo ano.

O vereador do município de Pratânia, Odair José Polido, solicitou verbas estaduais para a construção de uma nova estrada de acesso. "Nossa cidade possui apenas um acesso principal com grande fluxo de cargas pesadas e que não é duplicado. É um ponto crítico com movimento intenso e, infelizmente, já tivemos diversas vítimas nesse local. São acidentes que poderiam ser evitados com infraestrutura adequada", alertou.

Na mesma linha, a vereadora de Arandú, Meire Ferreira, destacou a importância dos recursos estaduais para o desenvolvimento dos municípios pequenos. "Arandú está em pleno desenvolvimento, mas precisamos de recursos. Temos propriedades rurais, precisamos de maquinário e melhorar as nossas estradas", disse.

Já o vereador de Itaí, Daniel Pasin, apresentou a acessibilidade como um dos pontos de atenção no município. "Hoje temos muito o que melhorar na infraestrutura da cidade e precisamos dar autonomia para a pessoa com deficiência. A acessibilidade tem que ser uma prioridade e não um extra", afirmou.

Indicação

A Comissão de Finanças da Alesp dispõe de recursos próprios no Orçamento estadual destinados às regiões-sede das audiências públicas. Na reunião desta sexta, os deputados Gilmaci Santos (Republicanos) e Enio Tatto (PT) anunciaram a destinação de R$ 600 mil reais para custear ações em quatro cidades da região: Itaí, Arandu, Avaré e Pratânia.

A medida - que ressalta o dinamismo, comprometimento com a população e importância das audiências públicas a cada ano que passa - tem a chancela do presidente do Parlamento Paulista, o deputado André do Prado. Os valores serão votados ao final do ano pelo Plenário da Alesp e repassados oficialmente em 2026.

O Orçamento

Entre os meses de agosto, setembro e outubro, os deputados integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp viajarão 30 cidades de diferentes regiões do Estado para consultar, diretamente com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas.

Todo o trabalho produzido durante esses encontros será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança Pública, entre outras.

Confira a galeria de imagens da audiência

Assista à audiência, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira o calendário das audiências públicas do Orçamento para 2026:


alesp