Agosto Lilás: rede de apoio para a mulher é foco de congresso sediado na Alesp

Promovido pela deputada Solange Freitas (União), em parceria com a Confraria Mulheres 40+, evento reuniu lideranças femininas para debater a proteção e o combate à violência no estado
29/08/2025 18:16 | Combate à violência de gênero | Fernanda Franco - Fotos: Gabriel Eid

Compartilhar:

Congresso Agosto Lilás 2025 no plenário Tiradentes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351761.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Agosto Lilás<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351762.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Solange Freitas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351763.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vice presidente da confraria Filó Pereira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351765.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da confraria Jo Ribeiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351764.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Entrega de certificados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351766.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta sexta-feira (29), o primeiro congresso e conferência do Agosto Lilás da Confraria Mulheres 40+. Com três painéis temáticos, o evento reuniu especialistas, autoridades e representantes femininas para debater ações práticas de proteção das mulheres. O Agosto Lilás é uma campanha dedicada à conscientização e combate à violência de gênero. A escolha deste mês se deu pela sanção da Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006), assinada no dia 7 de agosto.

"A gente precisa unir forças, porque, mesmo com as leis sendo mais punitivas, a violência contra a mulher está aumentando. Então, uma das formas de se tentar combater isso é a união de forças, buscando políticas públicas para mostrar que as mulheres têm uma mão estendida", defendeu a deputada Solange Freitas (União), proponente do congresso.

Confraria

O evento foi marcado pela representatividade e mobilização feminina por meio da Confraria Mulheres 40+, grupo que celebra a maturidade feminina com protagonismo e empoderamento. Filó Pereira, vice-presidente da confraria, contou que o grupo surgiu em novembro de 2024 e que atualmente conta com 82 mulheres de todo o estado de São Paulo.

"O nosso intuito é unir as mulheres. Uma ajudando a outra naquilo que for necessário, gerando realmente uma rede de apoio", afirmou. Filó ressaltou que mulheres abaixo de 40 anos também podem participar e que pretendem expandir o grupo para o Brasil. No congresso, 26 confreiras receberam um diploma por participação no evento.

Assista à Atividade Parlamentar, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:


alesp