Bombeiros são homenageados na Alesp por trabalho humanizado na prevenção a suicídios

Profissionais responsáveis por abordagem técnica foram reconhecidos em Sessão Solene promovida pelo deputado Lucas Bove (PL); parlamentar é autor de lei que cria dia estadual de prevenção
01/09/2025 13:21 | Acolhimento | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Sessão Solene homenageia bombeiros de 6 estados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg351842.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Profissionais atuam na prevenção a suicídios<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg351821.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Solenidade marcou início do Setembro Amarelo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg351843.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Abordagem humanizada salva vidas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg351844.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Psicólogos psiquiatras e profissionais do Metrô também foram homenageados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg351822.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lucas Bove (PL): mão amiga e palavra de esperança<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg351820.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Diógenes: quem salva uma vida, salva uma história, um legado e uma geração<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg351846.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bertolotte: suicídio é problema de toda a sociedade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg351847.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta segunda-feira (1º), uma Sessão Solene em homenagem ao trabalho do Corpo de Bombeiros na abordagem a tentativas de suicídio. O evento, promovido pelo deputado Lucas Bove (PL), faz parte das ações pelo mês de conscientização sobre a saúde mental.

"O Corpo de Bombeiros é uma corporação que eu já admirava, mas que, ao conhecer o trabalho e a dedicação, passei a admirar ainda mais. Os bombeiros são para muitas pessoas a mão amiga e a palavra de esperança quando parece que não há nada além disso", disse Lucas Bove. "Como cidadão e representante do povo paulista, meu trabalho aqui é agradecer acima de tudo", completou.

A Sessão desta manhã contou com a presença de agentes do Corpo de Bombeiros de São Paulo e também dos estados da Bahia, de Santa Catarina, Minas Gerais, do Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

Mensagem

Setembro é mundialmente reconhecido como o mês em que se intensificam os debates sobre a preservação da vida e a saúde mental. Praticada por diversas corporações ao redor do país, a abordagem técnica e humanizada a tentativas de suicídio é uma das formas de salvar vidas.

O deputado Lucas Bove é autor da Lei 18.057/2024, que instituiu o dia 3 de setembro como o Dia da Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio. "Esse é um tema suprapartidário e nacional. Com muita alegria, já ouvi que a lei está sendo replicada em pelo menos quatro estados, na mesma data, início do Setembro Amarelo", afirmou.

"O bombeiro é treinado para salvar pessoas e, quando faz, ainda faz de uma forma acolhedora, que humaniza o atendimento. Quem salva uma vida, salva uma história, um legado e uma geração", afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros do Interior, coronel Diógenes.

Além do corpo de bombeiros, psicólogos e psiquiatras, profissionais do Metrô de São Paulo e o clube de motoqueiros Insanos também foram homenageados por ações na luta contra o suicídio.

Saúde pública

Coordenador do Programa Mundial de Prevenção do Suicídio Junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), o psiquiatra José Manuel Bertolotte prestou homenagens aos profissionais presentes e reforçou a responsabilidade de todos na luta contra o suicídio.

"Hoje o suicídio atinge camadas significativas da população, ou seja, o que estamos fazendo ainda não é suficiente. Este trabalho é penoso e precisamos de mais pessoas cuidando disso. O suicídio é problema de toda a sociedade", disse o psiquiatra.

"Vejo neste Plenário pessoas que estão dispostas a dar o melhor de si para poder reduzir esse sofrimento na população. Temos que nos preparar como pessoas, para emprestar nossas mãos, ouvidos e ombros para as pessoas que estão sofrendo", afirmou Bertolotte.

Assista à sessão solene, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens da Sessão

alesp