Sessão Solene exalta papel de formação dos Tiros de Guerra do Exército Brasileiro

Evento também reconhece trabalho de militares veteranos; iniciativa é do deputado Tenente Coimbra (PL)
08/09/2025 16:36 | Exército Brasileiro | Louisa Harryman - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Solenidade homenageia veteranos das forças armadas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352220.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene foi realizada no Plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352125.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tenente Coimbra: veteranos deixam um legado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352188.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tenente Galdino: reingressar mercado de trabalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352189.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Momento de entrega de medalhas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352190.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na sexta-feira (5), uma Sessão Solene para homenagear e valorizar os veteranos das forças armadas e atiradores de Tiro de Guerra. Com iniciativa do deputado Tenente Coimbra (PL), o evento contou com entrega de medalhas para atiradores, tantos da ativa quanto veteranos.

Coimbra afirmou que reconhecer os serviços dos veteranos do Exército Brasileiro e o impacto deixado por eles na nação é de suma importância. "Que a cerimônia de hoje possa ser para coroar o tempo de serviço, confraternizar irmãos de diferentes forças, tempos e fardas, e também para deixar um legado", refletiu.

Os Tiros de Guerra são instituições do serviço militar brasileiro responsáveis pela formação de atiradores (reservistas de segunda categoria). Com apoio das prefeituras, os TGs oferecem instrução militar básica e civismo para jovens, com carga horária de aproximadamente duas horas por dia, permitindo conciliar o treinamento com estudo e trabalho.

Para o tenente Galdino, diretor do projeto Plano de Chamada da Divisão, "o Exército se posiciona em cada um dos municípios onde há o Tiro de Guerra, levando adiante os valores da instituição".

Mercado de trabalho

Tenente Coimbra afirmou que aproximadamente 5700 atiradores servem todos os anos nas unidades do Tiro de Guerra espalhadas pelo Brasil, antes de irem para a reserva. Um militar da reserva significa que o profissional saiu do serviço ativo, mas ainda pode ser convocado para voltar em situações excepcionais. Por isso, é importante que estes militares tenham a oportunidade de se reintegrar ao mercado de trabalho fora das Forças Armadas.

Neste cenário, tenente Galdino trabalha para que veteranos e reservistas reingressem no mercado de trabalho, oferecendo empregabilidade e capacitação. "Nós saímos de uma instituição de grande credibilidade, que são as Forças Armadas, e não tem nenhuma empresa estendendo a mão. Resolvi atuar nesse sentido, costurando parcerias, indo até empresas e tentando sensibilizar toda nossa sociedade", destacou.

Assista à Sessão Solene, na íntegra, em transmissão feita pela TV Alesp:

Confira a galeria de imagens da Sessão

alesp