Evento do ILP discute transparência e boas práticas nas relações institucionais

Discussão online destacou exemplos de sucesso na administração pública
12/09/2025 17:03 | Administração pública | Louisa Harryman

Compartilhar:

Transparência e eficiência na administração<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352402.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP), órgão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, promoveu na quinta-feira (11) um encontro virtual para debater transparência e eficiência na administração pública. O evento foi realizado em parceria com a Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig).

A palestra discutiu iniciativas inovadoras e boas práticas nas relações institucionais e governamentais (RIG). A pauta faz parte das discussões temáticas promovidas pela Alesp sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para discutir o tema, o evento apresentou um projeto da Pró-Reitoria de Administração (PRA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), finalista do prêmio Marco Maciel: Diálogo, Ética e Transparência nas Relações Público- Privadas. A iniciativa foi criada pela Abrig para reconhecer e divulgar as melhores práticas de organizações e instituições, por meio de seus profissionais de RIG.

Transparência e comunicação

Cássio Besarria, economista e professor da UFPB, foi um dos participantes do projeto finalista e explicou que os objetivos iniciais eram governança, transparência e melhoria de execução na prestação de serviços. "Para que sejam alcançados, o processo administrativo tem que funcionar muito bem, desde a parte do planejamento até a execução da prestação de serviços. A PRA representa um desses elos, a execução", afirmou.

Um dos exemplos trazidos por Besarria foi o fluxo de pagamento de bolsas, desenvolvido para evitar atraso nos pagamentos. "O nosso trabalho foi educar todos os setores que faziam a demanda pela prestação desse tipo de serviço", explicou. Além do papel educativo, essa ferramenta foi importante para entender porquê o problema existe.

O economista também destacou a importância de comunicação e de informar toda a comunidade universitária, incluindo alunos, docentes e servidores. "Muitas vezes nós fazemos muita coisa, mas comunicamos mal. Não conseguimos fazer com que aquilo que foi gerado chegue até a outra ponta."

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:

alesp