Preservação ambiental: exposição na Alesp denuncia extrativismo

Obras estão expostas no Hall Monumental até 26 de setembro, das 8 às 20h, com entrada gratuita; a exposição foi solicitada pelo deputado Barros Munhoz (PSDB)
15/09/2025 19:34 | Arte e natureza | Louisa Harryman - Fotos: Marianna Bonaccini

Compartilhar:

Árvores nossos abrigos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352539.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obras são da artista Priscila Boldrini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352524.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Artes usam madeira de poda<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352525.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe, a partir desta segunda-feira (15), a exposição individual "Árvores, nossos abrigos". A coleção de obras da artista Priscila Boldrini ficará à mostra no Hall Monumental até o dia 26 de setembro e foi solicitada pelo deputado Barros Munhoz (PSDB).

Com curadoria da arquiteta Marcia Marschhausen, a exposição busca, além da estética, denunciar o extrativismo e a destruição ambiental. "A minha mensagem principal é que cada árvore importa, independente de ser uma floresta ou uma árvore dentro de casa. Todas são muito importantes, principalmente em áreas urbanas, como São Paulo, em que temos uma aridez imensa", afirmou Priscila.

A artista explicou que usa madeiras de poda em suas obras, principalmente de goiabeiras e jabuticabeiras, por serem mais resistentes. Sobre o seu processo criativo, descreveu que "surge muito do objeto em si". "Eu vejo um objeto e na hora tenho uma ideia, então eu compro ou pego pela rua e reutilizo em forma de obra de arte."

Quanto a ter seu trabalho exposto na Alesp, Priscila descreveu felicidade por sua obra estar em um espaço acessível. "Isso tudo está em um lugar tão importante, tão público e democrático, para todo mundo entrar de graça e ter contato. Aqui eu atendo do deputado ao faxineiro", refletiu.

Serviço

Exposição Árvores, nossos abrigos

Data: de 15 a 26 de setembro

Local: Hall Monumental

Endereço: Palácio 9 de Julho - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera - SP

Entrada gratuita

Confira a galeria de fotos

alesp