Alesp sedia abertura da Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo

Depois de 11 anos, cerca de 100 ciclistas de diferentes regiões do país e do mundo percorrerão os principais pontos turísticos da capital e mais quatro municípios, totalizando 695 km; competição acontecerá de 17 a 21 de setembro
17/09/2025 14:41 | Retorno histórico | Fernanda Franco - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Abertura da Volta Ciclística na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352760.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Sebastião Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352763.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da FPC<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352765.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após 11 anos, a Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo retorna para a 11ª edição que acontecerá entre os dias 17 e 21 de setembro. A programação oficial começou, na noite desta terça-feira (16), no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em evento organizado pelo deputado Sebastião Santos (Republicanos).

"É um marco na história do ciclismo não só de São Paulo, mas nacional e internacional", afirmou o deputado sobre o retorno da competição. Para ele, a Volta é um divisor de águas no estado de São Paulo por mostrar a importância do ciclismo de alto rendimento para todos os entes do estado. "Todo ciclista tem o direito de pedalar para o passeio ou para uma competição", complementou.

Atualmente, o deputado tem um Projeto de Lei que inclui no calendário turístico do estado a Volta Ciclística Internacional.

Organização

Apesar da competição contar com esforço de vários órgãos estaduais, a Federação Paulista de Ciclismo (FPC) é a principal organizadora. O presidente da Federação , José Cláudio dos Santos Facex, comentou os principais motivos para o hiato de 11 anos foram: falta de investimento e apoio público.

"Agora esperamos que o legado continue. A volta está de volta, mas ela veio para ficar", disse. Para José Facex, a competição divulga não apenas os benefícios do ciclismo à saúde, mas também "a qualidade das nossas estradas e todo apoio que a gente recebe durante toda a competição".

A Volta é considerada pelo Ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo como uma prova da Classe 2 A, uma das mais altas do país. Esta edição teve o maior número de equipes registradas de São Paulo, de acordo com a Agência de Notícias do Governo do Estado de SP.

Aos olhos de quem pedala

Magno Prado Nazaret é ciclista profissional há 22 anos, é bicampeão da Volta e competirá pela equipe Rio Sul. "Fico muito feliz por estar aqui novamente e defender o meu título". O atleta contou que vem se preparando para a competição desde janeiro e que a considera a principal do Brasil na modalidade.

Para Nazaret, competições como a Volta Ciclística Internacional, que passa por diferentes regiões do estado, incentiva jovens a praticarem o esporte. "Em toda cidade que a gente chega nos deparamos com muitas crianças, e deixamos uma mensagem, uma semente, através do esporte", afirmou.

Sebastião Santos, deputado proponente do evento, também comentou como o esporte foi importante na recuperação dele após se contaminar com chumbo e mercúrio na adolescência, quando era químico. "O ciclismo me deu a condição de chegar onde estou hoje", disse.

Trajeto

De 17 a 21 de setembro, 100 atletas percorrerão 695 quilômetros divididos por cinco etapas. Serão 19 times, sendo 17 nacionais, representando três estados, e dois internacionais (da Guiné Bissau e do Uruguai).

O itinerário da competição contará com uma largada inédita no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo. De lá, os ciclistas seguirão, respectivamente, para os municípios de Sorocaba, Mairiporã, Indaiatuba e Guarulhos, fechando o percurso na Alesp, no dia 21. As premiações serão em dinheiro - por etapa para o ciclista e por equipe na classificação geral.

A competição terá transmissão pela Rede Família e no canal do YouTube da Federação Paulista de Ciclismo.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento

alesp