PSOL vai propor ADI se prefeito sancionar privatização de rua em Santo Amaro
18/09/2025 16:09 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

O coletivo Educação em Primeiro Lugar, formado pelo deputado estadual Carlos Giannazi, pela deputada federal Luciene Cavalcante e pelo vereador paulistano Celso Giannazi, vai ingressar, por meio do PSOL, com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Tribunal de Justiça de São Paulo caso o prefeito não vete o Projeto de Lei 673/2025, que privatiza ruas do município.
O projeto, de iniciativa do próprio executivo municipal, já era questionável na forma em que foi proposto originalmente. Seu objetivo inicial era o de vender uma pequena travessa e uma via de acesso, próximas ao cruzamento entre a Alameda Lorena e a Rua Pamplona. Os dois caminhos chegam a uma vila, cujas casas foram todas compradas por uma construtora, visando à construção de um condomínio de alto padrão.
Conforme salientou Celso Giannazi em audiência pública realizada na Alesp, em 17/9, mesmo nesse caso, em que não há mais moradores diretamente prejudicados no acesso a suas residências, o projeto de lei deveria ter chegado à Câmara Municipal acompanhado de estudo técnico realizado pela prefeitura, inclusive com cálculo orçamentário e impacto sobre o trânsito. Além disso, a discussão do PL teria de contar, obrigatoriamente, com duas audiências públicas, uma na Câmara Municipal e outra no território afetado. "A população tem de ser ouvida. Isso está explícito no Plano Diretor", disse o vereador.
Jabutis
Se na proposta original do prefeito já se entrevia o favorecimento a uma empresa privada, a situação piorou quando oito vereadores, a maioria da base governista, incluíram de última hora no PL 673 a concessão gratuita de quatro terrenos e a venda de outras cinco áreas públicas, entre elas a rua Aurora Dias Carvalho, no Itaim Bibi, e um trecho de 200 metros da rua América Central (entre as ruas La Paz e Ada Negri), além de viela adjacente, em Santo Amaro.
Foram os moradores da rua América Central que pediram ao deputado Carlos Giannazi a realização da audiência pública na Alesp. A via é o único meio de acesso a dez residências, e eles temem que a privatização da rua seja usada como meio de pressão para que vendam os seus imóveis. A suspeita do morador José Carlos, cuja família vive no local desde 1968, é que o interesse por trás da privatização da rua seja da vizinha Apsen Farmacêutica. A indústria, apesar de ter passado por um processo de recuperação extrajudicial, homologado em 2020, ultimamente vem adquirindo diversos imóveis adjacentes.
Última hora
Sobre o processo legislativo na Câmara Municipal, o vereador Celso Giannazi relatou que os projetos de lei são deliberados em duas votações. Assim, a estratégia que vem sendo usada pela prefeitura para aprovar muitos temas polêmicos é de levar à primeira votação apenas uma parte pequena do projeto. Pouco antes da segunda votação, são apresentadas emendas incluindo outros temas, às vezes sem nenhuma relação com o objeto analisado em primeira votação.
Como exemplo, Celso citou o projeto de lei que disciplinou as cozinhas industriais na cidade de São Paulo. "De repente apareceu, na hora da votação, um artigo permitindo ao redor dos estádios e das casas de shows um nível de ruído semelhante ao da cabeceira do aeroporto de Congonhas: 75 decibéis. E nós perdemos essa luta na Câmara Municipal. Mas nosso coletivo Educação em Primeiro Lugar ingressou com uma ADI, e o Tribunal de Justiça derrubou o artigo que liberava o som."
O PL 673/2025 foi aprovado em segunda votação em 12/9 e encaminhado ao Poder Executivo em 16/9. O prefeito tem até 8/10 (15 dias úteis) para deliberar sobre o projeto, e a expectativa é que haja veto parcial. Se o artigo referente à rua América Central não for suprimido, o deputado Carlos Giannazi garantiu que o PSOL ingressará com a ADI.
Notícias relacionadas
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações