Alesp presta homenagem póstuma a 'menino herói' da Revolução de 1932

Aldo Chioratto recebeu a maior honraria da Casa 93 anos após sua morte durante um bombardeio em Campinas; medalhas também foram entregues a escoteiros e voluntários
18/09/2025 16:11 | Colar de Honra ao Mérito Legislativo | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Colar é entregue à Sociedade MMDC<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352822.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Telhada: única criança herói de guerra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352823.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aldo Chioratto tem mesmo nome do irmão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352826.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Romagnoli: fortalece ideais constitucionalistas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352824.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Campetti: reforça legado dos heróis de 32<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352825.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo: herói para o escotismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352827.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alcino recebeu a Medalha Aldo Chioratto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352828.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em homenagem póstuma, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo concedeu, nesta quinta (18), o Colar de Honra ao Mérito, a mais alta honraria da Casa, ao escoteiro Aldo Chioratto. Aos nove anos de idade, Aldo perdeu a vida durante um bombardeio em Campinas, há exatos 93 anos, enquanto atuava como mensageiro voluntário das tropas paulistas na Revolução Constitucionalista de 1932.

A Sessão Solene foi presidida pelo deputado estadual Capitão Telhada (PP) e contou com a presença de familiares do homenageado, incluindo o irmão que também é chamado de Aldo Chioratto e a sobrinha Norma Ruiz.

Na cerimônia, Telhada referiu-se ao escoteiro como um herói de guerra, ao lembrar que os restos mortais repousam no Mausoléu do Soldado Constitucionalista, no Obelisco do Ibirapuera, ao lado de combatentes adultos. "Ele é a única criança a receber tal homenagem", frisou o deputado, ao entregar a honraria à Sociedade Veteranos de 32 (MMDC) - entidade que se dedica à preservação da memória do levante armado. "O Colar de Honra ficará exposto junto à urna funerária de Aldo no Obelisco", informou Telhada.

Para o presidente da Sociedade, Carlos Romagnoli, a presença de Aldo Chioratto no memorial fortalece "os ideais constitucionalistas" por simbolizar a coragem e o espírito de sacrifício que marcaram os paulistas em 1932. Na mesma linha, o deputado Danilo Campetti (Republicanos) afirmou que a homenagem da Alesp reforça o legado dos heróis de 1932. Ele também destacou a relevância do escotismo na formação de jovens, incentivando valores como "lealdade, disciplina e solidariedade".

Já o diretor-presidente da Região Escoteira de São Paulo, Rodrigo de Freitas, definiu Aldo como "um herói e referência para o movimento escoteiro", destacando que o exemplo do menino inspira gerações até hoje.

Medalha Aldo Chioratto

Durante a solenidade da Alesp, a Sociedade Veteranos de 32 homenageou mais de 40 escoteiros e voluntários com a Medalha Aldo Chioratto. Criada pelo Núcleo MMDC de Atibaia em tributo ao menino herói de 1932, a condecoração relembra a participação dos escoteiros na Revolução Constitucionalista e é reconhecida pelo Conselho Estadual de Honrarias e Mérito do Governo de São Paulo.

Um dos agraciados com a Medalha, Alcino Antônio da Conceição ressaltou o compromisso do escotismo na formação da juventude e no fortalecimento de valores cívicos. "Passamos por várias gerações e revoluções. Enquanto houver um jovem, vai existir movimento escoteiro", declarou.

Dia do Escotismo

A cerimônia contou com a participação do deputado federal licenciado Coronel Telhada (PP-SP), autor da Lei 16.555/2017, que incluiu o Dia do Escotismo no Calendário Oficial de Eventos do Estado de São Paulo durante seu mandato como deputado estadual. A data é celebrada anualmente em 23 de abril.

Assista à Sessão, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:

Veja mais fotos na galeria de imagens

alesp