Na Alesp, evento homenageia personalidades que lutam pela inclusão de pessoas com deficiência em SP

O prêmio 'Juntos pela Inclusão' foi entregue a políticos e ativistas ligados à causa; iniciativa foi do deputado Rafa Zimbaldi (Cidadania)
24/09/2025 18:46 | Diversidade | Da Redação - Foto: Rodrigo Costa e Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Premiação Juntos pela Inclusão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353387.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Rafa Zimbaldi: é o nosso papel como deputado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353388.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento condecorou ativistas e autoridades <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353389.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta terça-feira (23), por meio de iniciativa do deputado Rafa Zimbaldi (Cidadania), o prêmio "Juntos pela Inclusão". O evento reconheceu políticos, ativistas e autoridades que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência no estado.

Durante a celebração, Zimbaldi destacou a valorização de mães atípicas e mencionou o papel de parlamentares pela inclusão. "Todos aqueles que fazem o trabalho muitas vezes não são vistos pelo Poder Público e esse é nosso papel como deputado. Mas, além de enxergar essas pessoas, temos que incentivar e destinar recursos para que os municípios possam fazer esse trabalho", disse.

A secretária da Secretaria Executiva da Pessoa Com Deficiência de Osasco, Carol Cerqueira, foi uma das homenageadas e comentou sua atuação no município. "A nossa pasta sabe que precisa melhorar muito. Porém, temos muitas organizações que nos apoiam em atendimentos e que dão todo o suporte para atender cada vez mais pessoas com deficiência. O prefeito tem um olhar sensível à causa e tem me ouvido bastante", explicou.

Acessibilidade

"Quando falamos em acessibilidade e inclusão, não é só para quem usa cadeira de rodas, é para o cego, para o surdo, para a pessoa com deficiência intelectual, para o idoso e para a mãe com o carrinho de bebê. Então, é muito bacana vermos a nossa sociedade tendo os olhos voltados para essa questão", comemorou o vereador de Piracicaba, André Bandeira.

Bandeira, que ficou tetraplégico após um acidente e também utiliza cadeira de rodas, lamentou a falta de acessibilidade em calçadas: "Quando a gente fala em sair da nossa casa, ir até o ponto de ônibus, pegar um transporte ou ir até determinado local, existe uma dificuldade tremenda".

O político ainda enfatizou a necessidade de união entre municípios, governo estadual e governo federal para avançar na inclusão de pessoas com deficiência.

Instituições do terceiro setor também foram reconhecidas pela iniciativa, como o Movimento Mãe Onça, que acolhe mães e mulheres atípicas, de quaisquer deficiências ou neurodivergências.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento

alesp