Audiência pública debate prevenção de doenças cardíacas no Dia Mundial do Coração

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
24/09/2025 19:59 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Deputado Luiz Claudio Marcolino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353402.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Evento proposto pelo deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT-SP) terá foco na cardiomiopatia hipertrófica, uma das principais causas de morte súbita em jovens e atletas

No próximo dia 29 de setembro, às 10h30, o deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT-SP) promove, em parceria com a Colabore com o Futuro, uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) para debater a prevenção e o tratamento das doenças do coração. O encontro terá atenção especial à cardiomiopatia hipertrófica, considerada uma das principais causas de morte súbita em jovens e atletas.

O evento acontece em uma data simbólica: o Dia Mundial do Coração, que em 2025 traz o tema "Não perca o ritmo". A iniciativa busca reunir especialistas da área médica, familiares de vítimas, representantes da sociedade civil, da Secretaria Estadual da Saúde e autoridades para discutir políticas públicas, diagnóstico precoce, acesso a exames e tratamentos, além da importância da educação em saúde.

"As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo, mas sabemos que muitas delas podem ser prevenidas com informação, diagnóstico precoce e acesso ao tratamento adequado. Nosso objetivo é abrir espaço para esse debate e buscar soluções que possam salvar vidas", destaca o deputado Luiz Cláudio Marcolino.

De acordo com dados recentes, as doenças do coração são responsáveis por 1.100 mortes por dia no Brasil, o que equivale a 46 mortes por hora, ou uma morte a cada 90 segundos.

"Não podemos naturalizar esses números. Cada vida perdida representa uma família em luto. Queremos transformar a realidade, e isso só será possível quando a sociedade se engajar e o poder público assumir seu papel com responsabilidade", completa o parlamentar.

A audiência pública também contará com a participação da Colabore com o Futuro, primeira organização de Advocacy em saúde da América Latina, que já impactou positivamente a vida de mais de 22 milhões de brasileiros por meio de mobilização social, inclusão de tratamentos no SUS e apoio a políticas públicas.

A audiência será realizada no Auditório Teotônio Vilela e transmitida ao vivo pelo canal da ALESP no YouTube, garantindo amplo acesso à sociedade.

Serviço:

Data: 29 de setembro de 2025 (segunda-feira)

Horário: 10h30

Local: Auditório Teotônio Vilela - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo


alesp