Auditores são homenageados em solenidade na Alesp e cobram Lei Orgânica da Administração Tributária
25/09/2025 17:53 | Fisco paulista | Da Redação - Fotos: Gabriel Eid






Em homenagem ao Dia do Auditor Fiscal, comemorado em 21 de setembro, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na noite desta quarta (24), um ato solene que celebrou a categoria que trabalha na fiscalização da arrecadação de impostos e pode ser considerada a espinha dorsal do serviço público.
Organizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo (Sinafresp) e pelo deputado Alex Madureira (PL), o evento também serviu como forma de cobrar a criação da Lei Orgânica da Administração Tributária (Loat).
"Os auditores fiscais de renda são de suma importância para que o recurso chegue aos cofres públicos e ele seja distribuído depois na forma do orçamento que a gente conhece, onde se transforma em políticas públicas que vão alcançar a população. Além da fiscalização que é feita em cima da sonegação", comentou Madureira.
O presidente do Sinafresp, Devanir Zuliani, ressaltou que o trabalho da categoria é essencial dada a quantidade de tentativas de sonegação. "O tributo está sendo gerado, mas, às vezes, não vem de forma orgânica. Então precisamos atuar para botar o dinheiro no cofre do governo. Quando você vai no hospital ou vê a polícia trabalhando, saiba que ali tem trabalho do auditor." Segundo ele, hoje a categoria conta com cerca de 6 mil auditores, entre aposentados e ativos.
Loat
Tema de uma luta de mais de 30 anos, a Lei Orgânica da Administração Tributária foi o tema central da celebração deste ano. Com a chegada da implementação da Reforma Tributária, os profissionais defenderam a urgência da aprovação da lei em âmbito federal e estadual, preferencialmente antes de 2027.
Zuliani citou a Lei dos "Nos Conformes", que instituiu o Programa de Estímulo à Conformidade Tributária, aprovada em 2018. Em seu artigo 2°, a norma definia que a Loat seria enviada pelo Executivo à Alesp até dezembro daquele ano, o que nunca aconteceu. Hoje, com muitas mudanças no cenário fiscal, o sindicato tem trabalhado na construção de uma minuta de legislação para debate nas casas legislativas.
A Lei Orgânica, segundo o Sinafresp, abordaria temas como teletrabalho, novas formas de organização institucional e de modernização do serviço público e daria ao fisco proteção institucional, fortalecimento técnico e, acima de tudo, autonomia administrativa e financeira.
"Autonomia significa que o fisco poderá ter um trabalho técnico mais aprofundado, uma administração mais segura e uma segurança jurídica maior. Além disso, terá uma continuidade nos trabalhos", defendeu Zuliani. Ele buscou rebater críticas de que a autonomia seria para privilégio da categoria e disse que seria benéfico para toda a sociedade.
O diretor do Sinafresp, Glauco Honório, citou o princípio constitucional, incluído por uma emenda de 2003, que considerou que o fisco tem caráter essencial ao funcionamento do Estado. Ele também defendeu a independência da administração tributária. "A autonomia, aliada a transparência, é princípio fundamental e faz com que os fluxos de trabalho caminhem no estrito leito da lei. A autonomia é necessária para que possamos cuidar das coisas do Estado e não fiquemos sujeitos às questões governamentais de momento. A obrigação das carreiras de Estado é ter uma visão de longo prazo e não só de governo", explicou ele.
Assista à solenidade, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações