Alesp resgata honraria que valoriza bandas e fanfarras paulistas

Na retomada da Medalha Radialista Durval de Souza, após sete anos, parlamentares e homenageados ressaltaram o papel da corporações musicais na formação dos jovens  
26/09/2025 16:18 | Medalha Durval de Souza | Da Redação - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Honraria retomada após sete anos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353571.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coimbra: transformador na formação dos jovens<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353572.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Honraria sucedeu Medalha Cívica da Juventude<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353573.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Brito: reconhecimento como projetos educativos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353576.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nascimento: obrigação de incentivar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353574.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Regonha: volta a plantar uma semente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353575.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dez bandas e fanfarras foram homenageadas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353524.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na noite de sexta-feira (25), uma Sessão Solene para homenagear dez bandas e fanfarras com a Medalha Radialista Durval de Souza. A honraria instituída em 1994, sucedendo a Medalha Cívica da Juventude de 1971, voltou a ser concedida após uma lacuna de sete anos, por iniciativa do deputado estadual Tenente Coimbra (PL), responsável pela retomada da solenidade.

"Enquanto depender de mim, isso vai virar rotina nesta Casa, para manter acesa esta chama", afirmou o parlamentar, ao destacar que as corporações musicais exercem papel transformador na formação cultural e cidadã dos jovens.

A Medalha Durval de Souza foi criada em tributo ao comunicador que dirigiu importantes concursos de bandas e fanfarras na TV Record com incentivo da Alesp. Entre os homenageados desta edição estão a Banda do 2º Batalhão de Infantaria Aeromóvel, a Banda Marcial de Itanhaém (Bamit), a Banda Filarmônica Tieteense e três bandas de escolas municipais de Cubatão (Padre Anchieta, Rui Barbosa e João Ramalho).

Na Alesp, maestros enfatizaram o papel das bandas e fanfarras como espaços de formação educacional e de prevenção à violência. Denis Vieira, da Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba, argumentou que o acesso à cultura contribui para afastar os jovens da criminalidade. Já Rogério Brito, da Banda Cedri de Itariri, cobrou o reconhecimento dessas corporações como projetos educativos pelos ministérios da Educação e Cultura.

Prefeitos que prestigiaram a cerimônia reconheceram os desafios de manter investimentos em Cultura diante das restrições orçamentárias dos municípios. Para o prefeito de Cubatão, César Nascimento, os recursos aplicados nas manifestações culturais geram retorno positivo para a sociedade. "Como gestores, temos a obrigação de incentivar toda ferramenta de transformação social, como as fanfarras", pontuou.

O prefeito de Tietê, Regonha Junior, relatou o esforço de sua gestão para revitalizar as fanfarras, que, na opinião do gestor, devolvem protagonismo à juventude. Ao celebrar a retomada da Medalha Durval de Souza, o político afirmou que a iniciativa "vale muito mais que muitas emendas [parlamentares], porque volta a plantar uma semente de coragem, entusiasmo e perseverança".

Organizações

Entidades dedicadas ao fomento e à organização das bandas e fanfarras também celebraram o resgate da medalha e reforçaram a importância do investimento público e da reativação desses projetos nas escolas. André Luiz Barbezani, presidente da Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo (FFABESP), defendeu a implementação de políticas públicas estruturantes voltadas ao setor.

O evento também contou com a presença de Luís Carlos Ferreira de Araújo, da Associação de Fanfarras e Bandas da Baixada Santista (Afaban).

Assista à Sessão, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:

Veja mais fotos na galeria de imagens

alesp