20 anos de Copane: conselho promove inserção de nordestinos em SP
26/09/2025 19:25 | Imigração | Giullia Chiara - Foto: Carol Jacob/ Governo de SP


"As oportunidades em 1988 eram muitas, na época a gente só precisava ter coragem para trabalhar. E o nordestino tem muita coragem de trabalhar", relata Rita de Cássia Gomes de Queiroz, de 62 anos.
A técnica de enfermagem - hoje aposentada - saiu de Fortaleza rumo a São Paulo em busca de uma vida melhor. "Quando eu cheguei aqui, já comecei a trabalhar em uma indústria e logo arrumei serviço em uma multinacional. Isso foi maravilhoso para mim. O salário também era bom, porque lá em Fortaleza era só o salário mínimo, aqui não", conta ela, que encontrou no ramo da metalúrgica uma oportunidade.
Segundo o levantamento realizado em 2022 pelo Censo Demográfico do IBGE, 6,8 milhões (65,5%) de nordestinos que viviam fora da sua região de nascimento residiam na Região Sudeste do país. Assim como Rita, muitos deles migraram para São Paulo com o objetivo de ampliar oportunidades de trabalho.
Comunidade
Com o alto fluxo de imigrantes nordestinos, surgiu a necessidade de criar um órgão estadual que olhasse para as demandas dessa população, segundo o presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina de São Paulo (Copane), Benedito André Costa.
A Lei 12.061/2005, de autoria do ex-deputado Paschoal Thomeu, instituiu, há 20 anos, o conselho, cujo principal objetivo é promover atividades para a defesa dos direitos da comunidade nordestina e a garantia da sua plena inserção na vida sócio-econômica e político-cultural do estado.
"A gente vem do Nordeste para cá sem nada, em busca do sonho de trabalhar aqui e promover o sustento daqueles que ficaram lá. Muitas vezes somos discriminados. A partir daí, surgiu a necessidade de criar um órgão estadual que olhasse para essas questões", explica Benedito. O presidente participou de uma entrevista no programa "Nos Bastidores", da Rede Alesp.
Ligado à Secretaria de Justiça e Cidadania, o conselho também assessora o Poder Executivo na elaboração de programas ligados à comunidade nordestina, além de desenvolver estudos, debates e pesquisas sobre o tema. "Com o povo vindo até nós, conseguimos fazer com que as demandas sejam concretizadas", menciona o presidente do conselho.
"Nós indicamos associações oriundas de cada conselheiro. Cada associação tem seu compromisso nas cidades. O meu, por exemplo, é na cidade de Osasco. [Tenho o compromisso de] acompanhar as pessoas e dar um suporte por 90 dias, com moradia e auxílio para conseguir um emprego. Nós estamos sempre por perto, caso haja a necessidade de ajudar com saúde ou escola, por exemplo", relata Benedito sobre o auxílio prestado aos imigrantes.
Expansão
Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania, o órgão reunia representantes de nove estados do Nordeste, mas, com o avanço das atuações, percebeu-se a necessidade de incluir também os estados da Região Norte, que possuem forte ligação histórica, cultural e que enfrentam desafios semelhantes. Dessa forma, o conselho passou a abranger 14 estados brasileiros.
Em duas décadas de trajetória, o Copane criou conselhos municipais em cidades como Guarulhos, Guarujá, Osasco, Santos e Peruíbe e promoveu eventos culturais como a Parada Nordestina de Santos, que realizará sua primeira edição em outubro de 2025.
Outra conquista foi a aprovação da Lei 17.650/2023, que autoriza a implantação do Museu da Comunidade Nordestina, marco para a valorização cultural dessa população. O Projeto de Lei nº 533/2022 - que deu origem à norma -, é de autoria do deputado Gil Diniz (PL) e da ex-deputada Adriana Borgo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações