Deputado participa de missão oficial em Israel

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
29/09/2025 11:03 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Gil Diniz

Compartilhar:

Dep.Gil Diniz em missão oficial a Israel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353600.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Gil Diniz integrou a missão oficial da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a Israel, coordenada pelo deputado Danilo Campetti, presidente da Frente Parlamentar Brasil-Israel. Entre os dias 8 e 17 de setembro de 2025, os parlamentares cumpriram uma série de agendas institucionais e visitas a locais de grande importância política, histórica e religiosa, reforçando os laços entre São Paulo e Israel.

A viagem foi autorizada pelo Presidente da Alesp com base no artigo 35, §1º, do Regimento Interno, após aprovação do Requerimento nº 2385/2025, e ocorreu sem qualquer custo para a Assembleia Legislativa. O objetivo da missão foi estreitar relações institucionais, ampliar o diálogo em áreas estratégicas como segurança, inovação e democracia, além de conhecer de perto a realidade vivida pelo povo israelense em um contexto de permanente ameaça terrorista.

Gil Diniz participou de encontros de grande importância política e diplomática. Entre eles, destacam-se: jantar com Miri Eisin, coronel das Forças de Defesa de Israel e especialista em inteligência militar, sobre o Mapa das Ameaças da região ? Irã, Síria e Gaza; visita ao Memorial Nova Festival, erguido em homenagem às vítimas do fatídico atentado; encontro na Sede dos Reféns com famílias de sequestrados ainda em poder do Hamas; além de um tour pela Praça dos Reféns e pelo local de destruição causada por foguetes do grupo terrorista.

Os parlamentares também tiveram agenda no Alma Research Center, polo de estudos militares e geopolíticos de Israel, e, em seguida, almoçaram com o ex-embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansour, em Daliyat al-Karmel, onde fizeram um tour temático sobre a comunidade drusa.

Entre as agendas políticas da comitiva, destacaram-se ainda a reunião com o presidente do Parlamento de Israel, o Knesset; com a vice-ministra de Relações Exteriores, Sharren Haskel; o vice-presidente da Suprema Corte, juiz Elyakim Rubinstein; o vice-chefe do Conselho Regional de Samaria, Davidi Ben-Zion; deputados do partido Likud - legenda do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu - e com o professor Yossi Shain, diretor da Faculdade de Relações Internacionais da Universidade de Tel Aviv. No Shabat, os deputados foram convidados para cear na casa da vice-cônsul de Israel em São Paulo, Gili Vilian, e sua família.

"Foram momentos de aprendizado e de troca de experiências que podem contribuir para o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil", ressaltou o deputado Diniz.

Além das agendas políticas, Gil Diniz visitou locais de forte simbolismo religioso e cultural, como o Muro das Lamentações, o Monte das Oliveiras, o Santo Sepulcro, o Gólgota, o Rio Jordão e o Memorial do Holocausto. Esteve também em Tel Aviv, em uma praça em homenagem às vítimas do massacre do festival Nova, ocorrido em 6 e 7 de outubro de 2023, e na região de fronteira com Gaza, em Netiv HaAsara, onde ouviu relatos de sobreviventes de ataques terroristas.

No Memorial do Festival Nova, Gil Diniz acompanhou o depoimento de Rafaela, sobrevivente do massacre em que 364 jovens foram assassinados pelo Hamas. Já no Car Wall - muro formado por carros queimados nos atentados de 7 de outubro -, o parlamentar destacou a crueldade do terrorismo. "Ouvir os sobreviventes e familiares das vítimas, como Itzik Horn, pai de dois jovens sequestrados em 2023, é uma experiência marcante. Isso reforça nossa solidariedade ao povo de Israel", afirmou.

Para Gil Diniz, a missão representou uma oportunidade única de compreender a realidade de um país que convive diariamente com desafios de segurança e, ao mesmo tempo, é referência mundial em tecnologia e inovação. "Seguimos trabalhando para aproximar São Paulo de Israel, trazendo soluções que possam melhorar a vida da população paulista", concluiu.


alesp