Deputada participa da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres em Brasília

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
01/10/2025 11:51 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:

Deputada Ana Perugini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg353739.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada estadual Ana Perugini, procuradora especial das mulheres na Assembleia Legislativa de São Paulo, chegou a Brasília na segunda-feira (29) para participar da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM).

O encontro - promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher - reúne mais de quatro mil participantes de todo Brasil e segue até quarta-feira (1°), no Centro Internacional de Convenções do Brasil.

Nesta terça (30), a parlamentar participou de painéis e espaços de diálogos que debateram temas importantes, como "Trabalho, Renda, Poder e Cuidado: Caminhos para a Autonomia Econômica das Mulheres", "Violência Política de Gênero: Desafios nas Redes e na Democracia", "Mulheres que Envelhecem: Direitos, Desafios e Políticas para uma Vida Digna", "A política de saúde e a garantia de direitos para as mulheres" e "Direito à Terra com Igualdade para Mulheres do Campo e da Floresta".

No segundo painel do dia ("Trabalho, Renda, Poder e Cuidado: Caminhos para a Autonomia Econômica das Mulheres"), Ana Perugini defendeu a valorização do trabalho doméstico não remunerado, prevista no projeto de lei que apresentou em 2017 à Câmara Federal, foi aprovado em julho por deputados e deputadas e agora está sob análise do Senado.

"Não tínhamos conferência nacional desde 2016. De lá pra cá, muitas coisas aconteceram e problemas como a violência política de gênero exigem o enfrentamento de toda a sociedade. Espaços democráticos como esse são fundamentais para o fortalecimento dessa e de tantas lutas", afirmou Ana Perugini.

Entre um painel e outro, a procuradora da Alesp conversou com vereadoras, militantes, ativistas, gestoras de órgãos dedicados à saúde feminina e ao combate à violência doméstica.


alesp