Roberto Engler: "A vida da gente é o ser humano, são as pessoas"

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
01/10/2025 13:22 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Delegada Graciela

Compartilhar:

Ex-deputado estadual Roberto Engler<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg353761.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O ex-deputado estadual Roberto Engler foi homenageado com a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa de São Paulo na manhã desta segunda-feira, 29.

Engler recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo. Proposta pela deputada Delegada Graciela, a homenagem tem como objetivo reconhecer a atuação de pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento social, esportivo, cultural e econômico do Estado.

A esposa de Engler, Heliana, filhos, netos, ex-assessores, amigos, deputados, prefeitos, vereadores, secretários, lideranças de capital e de diversas cidades do interior estiveram presentes.

Personalidades como o Dispo Diocesano de Franca, Dom Paulo Roberto Beloto, e os ex-governadores Márcio França e Geraldo Alckmin, hoje vice-presidente da República, enviaram depoimentos destacando a trajetória de Roberto Engler.

O homenageado se emocionou diversas vezes ao ver pessoas que marcaram a sua vida. Citou uma reflexão do Papa Francisco. "A política é uma atividade maravilhosa, porque através dela a gente consegue fazer o bem para o próximo. A vida da gente é o ser humano, são as pessoas. E a política é a arte de servir, fazer o bem para as pessoas. O coração da gente fica feliz ao ver as coisas acontecerem".

Roberto Engler comentou que a política é marcada por confrontos e que a Assembleia Legislativa não é um ambiente fácil de criar amizades. "Mas, a deputada Graciela, minha concorrente, faz a indicação de meu nome para receber esta comenda maravilhosa. Se despojou de qualquer sentimento de vaidade, isso é muito digno", disse ele para completar. "Faço questão de cumprimentar a Delegada Graciela. A senhora ganhou, no mínimo, a minha gratidão eterna, o meu reconhecimento. Muito obrigado".

A deputada Delegada Graciela disse que o nome de Engler está eternizado na história da Alesp, de Franca e do Estado de São Paulo. "A forma com que honrou seus oito mandatos, o carinho pela educação e com as nossas escolas e a relação próxima com as cidades, jamais, serão esquecidos. O Engler escreveu uma linda história como homem público. É uma referência para todos nós. Nada mais justo do que homenageá-lo. Procuro me inspirar em sua linha de atuação e me esforço para dar sequência ao seu legado", finalizou ela.



alesp