Mostra fotográfica retrata desafios de viver com fibrose pulmonar

Exposição na Alesp fica aberta ao público até o próximo dia 9, no Espaço Heróis de 32, no térreo do Palácio 9 de Julho
01/10/2025 16:23 | Arte e cultura | Daiana Rodrigues - Foto: Gabriel Eid

Compartilhar:

Exposição ContinuAR - Sob os escombros a vida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg353763.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição ContinuAR - Sob os escombros a vida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg353766.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição ContinuAR - Sob os escombros a vida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg353765.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição ContinuAR - Sob os escombros a vida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg353764.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe a exposição "ContinuAR - Sob os escombros, a vida" até o próximo dia 9. Solicitada pela deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), a mostra reúne fotografias e relatos que revelam os impactos físicos e emocionais da fibrose pulmonar na vida de nove pacientes e como a fé e a família ajudam a enfrentar a doença. A entrada é gratuita e a exposição fica aberta ao público no Espaço Heróis de 32, no térreo do Palácio 9 de Julho.

Realizada pela Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (Abraf), a proposta da exposição é comparar a percepção do diagnóstico da fibrose pulmonar com a devastação causada por desastres naturais: imprevisíveis, arrasadores e capazes de mudar a vida de uma pessoa em um instante. Com isso, o público é convidado a refletir sobre a vulnerabilidade humana diante da fibrose pulmonar e a capacidade de resistência.

Uma dessas pessoas é Ronaldo, de 50 anos. Ele conta que a doença veio como um "tsunami" e interrompeu o sonho de viver no exterior. "O que me dá forças para continuar é Deus. Também quero continuar pela minha família, estar junto e vê-la crescer e vencer na vida", contou.

Também participante, Ana Paula, de 45 anos, relata que a notícia do diagnóstico da fibrose pulmonar veio como uma tempestade. Ela considera o transplante como uma possibilidade de melhoria de qualidade de vida. "O que me faz continuar é minha fé e minha família", disse.

O que é a fibrose pulmonar?

Silenciosa no início, a fibrose pulmonar é uma doença pulmonar crônica caracterizada pelo endurecimento e cicatrização do tecido dos pulmões. A condição, que ainda possui causas misteriosas em muitos casos, afeta a capacidade respiratória e compromete a qualidade de vida dos pacientes.

Os sintomas da fibrose pulmonar surgem de forma lenta e progridem com o tempo, o que, muitas vezes, dificulta o diagnóstico precoce. Falta de ar, tosse seca, fadiga, perda de peso e alteração nas pontas dos dedos, que ficam mais arredondadas e com unhas curvadas (baqueteamento digital) são os sinais mais comuns.

O diagnóstico inclui exames como tomografia computadorizada de alta resolução, testes de função pulmonar, gasometria e, em alguns casos, biópsia do pulmão. Apesar de não haver cura, há tratamentos que ajudam a controlar a progressão da doença e aliviar os sintomas.

Serviço

Exposição "ContinuAR - Sob os escombros, a vida"

Data: até 9 de outubro

Local: Espaço Heróis de 32 - térreo

Endereço: Palácio 9 de Julho - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera - SP

Entrada gratuita

Confira mais imagens na galeria

alesp