Abertura da exposição "Arte Cultura e História do Irã" celebra 120 anos de diplomacia com o Brasil
01/10/2025 17:19 | Amizade centenária | Fernanda Franco - Fotos: Gabriel Eid






A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta terça-feira (30), a exposição "Arte Cultura e História do Irã" no Espaço V Centenário. Promovida pelo deputado Maurici (PT), ex-presidente da Comissão de Relações Internacionais da casa, juntamente com o Instituto de Amizade Brasil-Irã, a cerimônia de abertura reuniu representantes políticos e consulares, comunidade islâmica e visitantes. Os cartazes ficam expostos na Alesp até 9 de outubro.
Para o deputado Paulo Fiorilo (PT), atual presidente da Comissão de Relações Internacionais da Alesp, a exposição é uma iniciativa interessante para interagir e conhecer de perto uma cultura milenar que influenciou tantas outras ao longo da história da humanidade. "É uma forma de popularizar, trazer informações e mostrar a importância dessa relação de amizade entre Brasil e Irã", disse.
Sobre a exposição
A mostra reúne 60 cartazes que mesclam imagens, textos e registros que destacam monumentos históricos, religião, artesanato, literatura, ciência e celebrações típicas da identidade iraniana, como o Nowruz (Ano Novo persa), o Yalda (solstício de inverno), o Mehregan e o Sadeh. Juntos, eles convidam o público a embarcar visualmente no rico patrimônio artístico, cultural e científico de uma das civilizações mais antigas do mundo.
O secretário geral do Instituto de Amizade Brasil-Irã e curador da exposição, Haj Nasser Khazraji, revelou que na verdade a mostra conta com mais de 100 cartazes. "Os nossos critérios foram realmente tentar diversificar maior número de pautas para poder enriquecer o visitante. Alguns cartazes também não foram trazidos por conta da quantidade", explicou.
Outro objetivo da exposição é desmistificar a imagem que as pessoas têm sobre o Irã. "Hoje em dia, infelizmente, quando se fala de Irã já se pensa em guerra, conflito, bombas, mas não é isso. O Irã é um dos países mais antigos do mundo que, inclusive, influenciou o desenvolvimento de diversas civilizações", destacou Nasser.
Amizade Brasil-Irã
Com uma história de mais de 5 mil anos, o Irã tem relações de amizade diplomática com o Brasil que perduram há pelo menos 120 anos. Segundo o Sheik Hossein, líder religioso da Comunidade Islâmica do Ipiranga (SP), os laços entre os países foram estreitados em 2023, com a adesão do país persa ao BRICS - aliança intergovernamental composta por dez países emergentes, entre eles o Brasil. "Nossas relações são muito fortes. Inclusive a cidade de Abadan é conhecida como 'o pequeno Brasil' no Irã", contou o Sheik.
O presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta Pela Paz (Cebrapaz), José Reinaldo Carvalho, destacou a relevância histórica da amizade entre o povo paulista e iraniano, a qual se tornou uma "demonstração do espírito democrático e solidário", especialmente diante das sanções que o Irã vem sofrendo por parte da ONU. "Essa exposição reforça a manifestação de encontro de civilizações, e não o choque entre elas", pontuou.
Riqueza cultural
Para a professora voluntária de alfabetização de refugiados no Brasil, Ana Paula Cauhy, o que mais chamou a atenção na exposição foi a riqueza cultural. Dos monumentos às obras de arte, como tapetes e tecelagem, ela reforçou a importância de divulgar essa percepção sobre o Irã e outros países do Oriente Médio: "A educação muda tudo".
Mais do que uma exposição, a mostra é um convite à reflexão sobre a diversidade cultural e o legado do Irã como um dos berços da civilização, que atravessa milênios e permanece vivo na arte, na fé, na gastronomia e na ciência. Além da importância do intercâmbio cultural, científico, econômico e até militar entre Brasil e Irã.
Serviço:
Exposição: "Arte Cultura e História do Irã"
Data: de 30 de setembro a 09 de outubro
Horário: Das 8h às 18h
Local: Espaço Cultural V Centenário - Alesp
Entrada gratuita
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações