Abertura da exposição "Arte Cultura e História do Irã" celebra 120 anos de diplomacia com o Brasil

Com 60 cartazes que destacam legado milenar do Irã, cerimônia reuniu parlamentares, cônsules, comunidade islâmica e visitantes; mostra vai até 9 de outubro no Espaço Cultural V Centenário e entrada é gratuita
01/10/2025 17:19 | Amizade centenária | Fernanda Franco - Fotos: Gabriel Eid

Compartilhar:

Abertura exposição Arte Cultura e História do Irã<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg353775.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Paulo Fiorilo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg353776.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Haj Nasser Khazraji<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg353777.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Reinaldo Carvalho - Cebrapaz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg353778.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sheik Hossein<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg353819.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cultura Iraniana <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg353820.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta terça-feira (30), a exposição "Arte Cultura e História do Irã" no Espaço V Centenário. Promovida pelo deputado Maurici (PT), ex-presidente da Comissão de Relações Internacionais da casa, juntamente com o Instituto de Amizade Brasil-Irã, a cerimônia de abertura reuniu representantes políticos e consulares, comunidade islâmica e visitantes. Os cartazes ficam expostos na Alesp até 9 de outubro.

Para o deputado Paulo Fiorilo (PT), atual presidente da Comissão de Relações Internacionais da Alesp, a exposição é uma iniciativa interessante para interagir e conhecer de perto uma cultura milenar que influenciou tantas outras ao longo da história da humanidade. "É uma forma de popularizar, trazer informações e mostrar a importância dessa relação de amizade entre Brasil e Irã", disse.

Sobre a exposição

A mostra reúne 60 cartazes que mesclam imagens, textos e registros que destacam monumentos históricos, religião, artesanato, literatura, ciência e celebrações típicas da identidade iraniana, como o Nowruz (Ano Novo persa), o Yalda (solstício de inverno), o Mehregan e o Sadeh. Juntos, eles convidam o público a embarcar visualmente no rico patrimônio artístico, cultural e científico de uma das civilizações mais antigas do mundo.

O secretário geral do Instituto de Amizade Brasil-Irã e curador da exposição, Haj Nasser Khazraji, revelou que na verdade a mostra conta com mais de 100 cartazes. "Os nossos critérios foram realmente tentar diversificar maior número de pautas para poder enriquecer o visitante. Alguns cartazes também não foram trazidos por conta da quantidade", explicou.

Outro objetivo da exposição é desmistificar a imagem que as pessoas têm sobre o Irã. "Hoje em dia, infelizmente, quando se fala de Irã já se pensa em guerra, conflito, bombas, mas não é isso. O Irã é um dos países mais antigos do mundo que, inclusive, influenciou o desenvolvimento de diversas civilizações", destacou Nasser.

Amizade Brasil-Irã

Com uma história de mais de 5 mil anos, o Irã tem relações de amizade diplomática com o Brasil que perduram há pelo menos 120 anos. Segundo o Sheik Hossein, líder religioso da Comunidade Islâmica do Ipiranga (SP), os laços entre os países foram estreitados em 2023, com a adesão do país persa ao BRICS - aliança intergovernamental composta por dez países emergentes, entre eles o Brasil. "Nossas relações são muito fortes. Inclusive a cidade de Abadan é conhecida como 'o pequeno Brasil' no Irã", contou o Sheik.

O presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta Pela Paz (Cebrapaz), José Reinaldo Carvalho, destacou a relevância histórica da amizade entre o povo paulista e iraniano, a qual se tornou uma "demonstração do espírito democrático e solidário", especialmente diante das sanções que o Irã vem sofrendo por parte da ONU. "Essa exposição reforça a manifestação de encontro de civilizações, e não o choque entre elas", pontuou.

Riqueza cultural

Para a professora voluntária de alfabetização de refugiados no Brasil, Ana Paula Cauhy, o que mais chamou a atenção na exposição foi a riqueza cultural. Dos monumentos às obras de arte, como tapetes e tecelagem, ela reforçou a importância de divulgar essa percepção sobre o Irã e outros países do Oriente Médio: "A educação muda tudo".

Mais do que uma exposição, a mostra é um convite à reflexão sobre a diversidade cultural e o legado do Irã como um dos berços da civilização, que atravessa milênios e permanece vivo na arte, na fé, na gastronomia e na ciência. Além da importância do intercâmbio cultural, científico, econômico e até militar entre Brasil e Irã.

Serviço:

Exposição: "Arte Cultura e História do Irã"

Data: de 30 de setembro a 09 de outubro

Horário: Das 8h às 18h

Local: Espaço Cultural V Centenário - Alesp

Entrada gratuita

Confira a galeria de imagens da exposição

alesp