Deputado sugere criação de rubrica orçamentária para atendimento das pessoas com autismo

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
22/04/2026 14:33 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Deputado Dirceu Dalben<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2026/fg363479.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Dirceu Dalben<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2026/fg363480.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Atuante na defesa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o deputado estadual Dirceu Dalben está propondo a criação de uma rubrica no Orçamento do Estado exclusiva para a causa do autismo. A sugestão foi dada em audiência pública realizada pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) na cidade de Araçatuba, com o objetivo de consultar, diretamente com os cidadãos, quais são as principais necessidades dos municípios paulistas. Os apontamentos coletados pelos parlamentares subsidiarão a elaboração do Orçamento Estadual de 2027.

A solicitação de mais "atenção" para as pessoas com TEA tem sido recorrente nessas audiências. "Hoje, o atendimento às pessoas com autismo passa por várias áreas do governo: saúde, educação, desenvolvimento social, direitos das pessoas com deficiências, ciência e tecnologia. Isso é importante, mas acontece um problema sério: fica tudo dividido. Todo mundo cuida, mas ninguém resolve. Por isso estou defendendo algo simples e necessário: um recurso específico no Orçamento do Estado para o autismo", falou Dalben, que é avô atípico.

"Isso significa ter dinheiro reservado para apoiar os municípios e as famílias, para desenvolver programas multidisciplinares, para incentivar pesquisas científicas. E não é só ter recursos, é ter também um planejamento mais claro e responsabilidades definidas", defendeu Dalben.

Além de mais investimentos na Saúde e para o autismo, em Araçatuba, prefeitos, vereadores e moradores da região solicitaram também mais investimentos em infraestrutura viária e logística, com destaque para obras de pavimentação de estradas e duplicações. O objetivo é facilitar o escoamento da produção agrícola da região, bem como alavancar o turismo e garantir mais segurança no trânsito para todos. Ainda estiveram em evidência na audiência pedidos de recursos para fortalecer a segurança, educação e habitação.

"Nosso objetivo é construir o Orçamento do Estado para 2027 com a participação popular, distribuindo de forma mais justa os recursos entre os 645 municípios paulistas e fazendo com que os investimentos cheguem até as bases, nos setores que a população mais precisa", explicou Dalben, que foi quem indicou a cidade de Araçatuba para receber a audiência.

"Tivemos casa cheia, com a apresentação de demandas fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população de toda a região. Na pessoa da presidente da Câmara de Araçatuba, vereadora Edna Flor, agradecemos a todos que estiveram presentes e reforçamos o nosso compromisso de contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento da região", completou o deputado.

Recursos garantidos

A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp dispõe de recursos próprios no orçamento estadual destinados às regiões-sede das audiências - uma inovação implantada em 2024, com apoio do Deputado Dalben.

Para os 19 municípios que estiveram representados na audiência, já estão garantidos R$ 150 mil para cada no próximo ano, para investimentos na Saúde, além de R$ 300 mil para a cidade anfitriã, Araçatuba.

A Alesp realiza, até 29 de maio, uma série de 17 audiências públicas, em diversas regiões do estado.

alesp