Guardas civis municipais femininas de 17 cidades paulistas são homenageadas em evento na Alesp
28/04/2026 14:34 | GCM Feminina | Ana Tereza Lehmann - Fotos: Bruna Sampaio
O auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na manhã desta terça-feira (28), uma cerimônia em homenagem ao trabalho das guardas civis municipais femininas. A solenidade foi proposta pelo deputado Fábio Faria de Sá (Podemos), que destacou os desafios enfrentados diariamente pelas agentes.
Segundo o parlamentar, as profissionais ainda precisam demonstrar constantemente sua capacidade de atuação, em um ambiente historicamente marcado por desigualdades de gênero. "As mulheres da GCM fazem isso com firmeza, competência, sensibilidade e dedicação que merecem todo o nosso respeito", afirmou.
O inspetor superintendente Jairo Chabaribery Filho, comandante-geral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, ressaltou a relevância da homenagem. Para ele, o trabalho desempenhado pelas mulheres nas forças de segurança é essencial para a população. "Muitas hoje exercem cargos de chefia, de liderança e mostram o seu valor perante a sociedade", destacou.
Ao todo, 96 guardas civis municipais de 17 cidades, incluindo a Capital paulista, foram homenageadas no evento. Entre elas, a inspetora de divisão Mary Roseane de Souza, comandante da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais da cidade de São Paulo, destacou a importância do empoderamento e da união entre as profissionais. "Nós somos fortes, poderosas e podemos realmente galgar passos para que a violência contra a mulher diminua."
A cerimônia também incluiu uma homenagem póstuma à guarda Sara Andrade dos Reis, de 34 anos, encontrada baleada na cabeça e no ombro no dia 19 de abril, na Rodovia dos Imigrantes, na zona sul da Capital. A mãe e o irmão da agente estiveram presentes e acompanharam a homenagem.
Assista à solenidade, na íntegra, na transmissão da TV Alesp:
Notícias mais lidas
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2027 e reajuste do mínimo paulista
- Quadro de Apoio Escolar pede aprovação de piso nacional no Senado
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores de Louveira em greve denunciam terceirização e confisco de aposentadoria
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- Impactos da extinção de cargos públicos estaduais são debatidos na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações